O verão está longe de acabar e ainda temos algumas semanas de muito calor pela frente. E quem vai resistir a um banho de mar ou de piscina? Temos mesmo que aproveitar! Só não vale esquecer da sua pele: a radiação reduz as fibras elásticas e o colágeno dela, acelerando o processo de envelhecimento, e causa manchas. Isso, sem falar no temido câncer de pele!
Então, vamos fazer um acordo? Além evitar se expor ao sol entre 10h e 17h, tenho quatro regrinhas para que os malefícios do verão não fiquem estampados no seu rosto.
1 – Além de usar a quantidade adequada, crie o hábito de reaplicar o protetor solar. Não adianta economizar nisso: nesta época, suamos mais e o produto dura menos tempo no rosto. Opte por um protetor resistente à água e, além do tradicional retoque a cada três horas, sempre que se molhar (na piscina, mar, cachoeira…) é preciso secar bem a pele e reaplicar mais uma vez.
2 – Aposte na dupla chapéu + óculos. Eles são ótimos companheiros de verão e há opções para todos os estilos! Os óculos protegem os olhos e evitam os franzidos na pele (quando apertamos os olhos para enxergar num lugar muito claro) que causam rugas a longo prazo. O chapéu blinda o rosto e os fios e cabelo da radiação solar e dos efeitos da maresia.
3 – Aumente seu consumo de água; Para não esquecer, vale até carregar uma garrafinha na bolsa o tempo todo. No calor o organismo perde mais líquido pelo suor e pode ficar desidratado. E, não se esqueça, a pele é o maior órgão do corpo humano e também precisa de água para se manter equilibrada.
4 – Depois do sol, use sempre um bom produto hidratante na pele. Eles contêm ativos que ajudam a recuperar a barreira cutânea (a camada de proteção da pele), mantendo-a sem ressecamentos.
Sua pele vai agradecer (muito!), se você seguir essas regrinhas.
Palavra de dermato!
Dermatologista, Dra. Kássila Nasser CRM/PR 27.047