Por: Fernanda Pikman,
nutricionista e consultora de beleza de QUINTAL
em São Paulo

Beleza vem de dentro, não há dúvidas. E falo tanto de estar bem consigo (nada mais bonito que uma pessoa que se ama, não é?), quanto do que você come! Acredite: uma  alimentação equilibrada, natural e colorida é tão importante quanto usar bons cosméticos ou protetor solar todos os dias.
Sabe o porquê? Infelizmente, a sua pele não é exatamente uma prioridade no seu organismo. Se você come poucos nutrientes, eles são utilizados em funções vitais e falta para a epiderme, unhas e cabelos, que sofrem as consequências da sua má alimentação. Ao contrário, quando temos um cardápio rico em vitaminas e minerais, oferecemos para o nosso corpo tudo o que ele precisa para estar em equilíbrio, manter a saúde em dia e, claro, a pele hidratada, os cabelos brilhantes e, as unhas fortalecidas. É só fazer o teste! Repare como sua pele reage quando você emenda dias de exagero e alimentos “errados”, como ultraprocessados, doces, frituras, ou álcool além da conta. Tem gente que vai perceber o aparecimento de espinhas, outros, ressecamento ou um aspecto de cansaço…
Então, que tal pensar na sua pele quando prepara suas refeições? É só incluir esses 5 alimentos nelas sempre que puder:

1- Sementes e seus derivados:
Em uma dieta tradicional, peixes de água fria (sardinha, atum e salmão) são consideradas a principal fonte de Ômega 3. Mas sementes como a Linhaça, Chia e Soja – e seus derivados, como o tofu – são alternativas cruelty-free para a ingestão de Ômega 3. Trata-se de uma gordura boa que ajuda tanto no tratamento e prevenção de doenças de pele (psoríase, acne e alergias), como reduz irritações no geral. Ah, Ômega 3 também tem um papel importante na firmeza da pele, por isso o consumo desses peixes desacelera o aparecimento de rugas e a perda de tônus da pele.

2- Cereais integrais:
Além de apostar no arroz integral, vale incluir aveia, centeio e outros grãos no café da manhã ou lanches. Além de ricos em fibras (coisa boa para o intestino!), eles fornecem uma boa quantidade de Vitaminas do Complexo B para o nosso organismo, que atua na prevenção do envelhecimento precoce das células.

3- Frutas vermelhas:
Elas são super antioxidantes: carregam Vitamina C e Flavonoides. Essas substâncias combatem o envelhecimento precoce das células porque neutralizam a ação dos radicais livres. Além disso, os antioxidantes estimulam a produção de colágeno, que dá firmeza à pele, aumentam a hidratação e ainda regulam a oleosidade prevenindo o aparecimento de espinhas. Quer se beneficiar de tudo isso? Inclua na lista de compras: tomate, morango, framboesa, amora, romã, blueberry, goji berry, e o brasileiríssimo açaí.

4- Oleginosas:
Castanha do Pará e Amêndoas contém um mineral importantíssimo para a nossa pele: o zinco. Ele age diretamente nas glândulas sebáceas, equilibrando a produção de sebo para que sua pele não fique nem oleosa demais (e com acne), nem ressecada.

5- Salada mais colorida:
Varie o alface e tomate de todo dia, e inclua vegetais de tons laranja (cenoura, abóbora, batata doce) e folhas verde-escuras (rúcula, agrião, espinafre, couve) no prato. Eles são ricos em betacaroteno, que atua protegendo as células de alterações causadas por fatores externos, como a radiação solar. As hortaliças são tão poderosas que reduzem o risco de câncer de pele – segundo estudos, é preciso consumir pelo menos duas boas porções de alimentos ricos em betacaroteno por semana para ter esse efeito. Ah, claro, isso não dispensa o uso do protetor solar.

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