O que fazer hoje, para ter pele boa no futuro

Sabe aquele ditado que diz que é melhor prevenir do que remediar? Quando falamos de pele, ele é ainda mais verdadeiro. Você já deve ter ouvido falar do colágeno, uma proteína importantíssima presente no nosso corpo e que tem a função de manter as células unidas e firmes. Nossa pele produz muito colágeno na infância e na adolescência, e é por isso que ela tem tanta elasticidade e firmeza nesta época. Cá entre nós, é só olhar um rostinho de criança com aquelas bochechas fofas para perceber como a pele é firme!
Mas, a partir dos nossos 25 anos, a produção das células de colágeno diminui ano após ano. Cedo, não? Tem mais: o corpo só sintetiza essa proteína até os 55 ou 60 anos. Depois dessa idade, só há perda. Por isso temos que aproveitar todo o tempo disponível entre 25 e 60 anos para fazer o que chamamos de “poupança de colágeno”.

Para isso indico, desde muito cedo, o uso diário de produtos com ativos que estimulem a produção dessas células tão nobres. Quando ler o rótulo, procure a indicação “estimula a síntese de colágeno”, ok? Também existem procedimentos estéticos que auxiliam nesse processo e podem ser combinados com os cremes. Pergunte para seu dermatologista.
Mas vamos falar do que você pode fazer ainda hoje para ter uma pele saudável e com uma boa poupança de colágeno lá no futuro! Todo dia, cuide bem da higiene da pele, usando produtos adequados para remover impurezas e maquiagem. Faça chuva ou faça sol, aplique filtro solar: a exposição à radiação solar e às luzes do celular, computador, tablet… aceleram o processo de envelhecimento da pele. E, quem tem mais de 20 anos, já pode incluir hidratantes com antioxidantes, como a Vitamina C ou outros, no dia-a-dia. Combinado? Aproveite que o ano está só começando e coloque a poupança de colágeno como uma meta para 2019. Que tal?

Dermatologista, Dra. Kássila Nasser CRM/PR 27.047  


 

Loja

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *