As mães do nosso Quintal: Plantas femininas

“Caminhe com leveza na primavera. A mãe terra está grávida.”
Sabedoria Kaiowa

Há muitas histórias que relacionam a força das mulheres às plantas e plantações. Desde Deméter, as mulheres são Deusas da agricultura, associadas à capacidade de dar vida aos campos, profundas conhecedoras da sabedoria da Terra e dos frutos nela gerados.

Dessas histórias nascem conexões, experiências, receitas que foram passadas de geração em geração até despertarem a curiosidade da ciência em estudar as propriedades terapêuticas das plantas no organismo humano. Assim, os cházinhos secretos das avós abrem os olhos de toda a humanidade para os insumos medicinais das folhas e flores, a aromaterapia, a fitoterapia e muitas outras formas de utilizar a medicina ancestral.

Especialmente conectados aos ciclos femininos, algumas dessas plantas são utilizadas em todo o mundo como forma de amenizar desconfortos e cuidar da saúde física, mental e emocional das mulheres. Abaixo, segue o Guia Quintal de plantas que são verdadeiras mães para se ter no jardim.

Lavanda

Útil no tratamento de pele, cicatrizante e regeneradora. Promove profundo relaxamento, aliviando a energia física e mental. Calmante e ansiolítica, favorece o sono e oferece sensação de paz.

Canela

Planta de energia solar, estimulante metabólico, muito útil no alívio de cólicas por soltar os tecidos do endométrio. Trabalha a expressão, rompe limitações e medo. Aumenta a energia vital, diminuindo o cansaço.

Gerânio

Equilibrador hormonal feminino, alivia sintomas da TPM e da menopausa. Muito associado à cura de conflitos internos com a figura materna ou com o feminino. Eficaz contra candidíase. Antioxidante, renova e rejuvenesce a pele, amenizando acne, psoríase, eczemas e rosácea.

Artemísia

Erva da Lua, ligada à Deusa Ártemis, das florestas e da caça. Regula o ciclo menstrual, ameniza cólicas, sintomas de menopausa e quase todas as doenças ligadas ao ciclo feminino. Muito utilizada em partos, por ser estimulante das contrações.

Rosa

Planta muito ligada ao feminino, desperta o amor próprio trabalhando bloqueios ao feminino e ao arquétipo materno. Expande o coração e o interesse para a vida, reduz a agitação e ansiedade. Melhora a produção de colágeno na pele, promovendo rejuvenescimento facial.

Camomila

Age no coração dissolvendo mágoas, o ódio e promovendo a consciência do perdão, afasta pensamentos negativos. Possui propriedades anti-inflamatórias benéficas e para a pele em casos de irritações, alergias, coceiras e picadas de insetos. Melhora o sono e a qualidade dos sonhos.

Conheça nossos produtos – e sua profunda conexão com a natureza – aqui!

 

um-relogio_318-2022Bem mais que 20 minutos…
dicas para você se deleitar ainda mais no assunto

livro
Mulheres da Camomila: a libertação da culpa

“A culpa nos oprimiu e silenciou; a camomila, como uma mãe acolhedora e extremamente forte, vem nos tirar dessas amarras com tanta leveza e acolhimento. Ela é tão bela e sábia no seu curar que pode tanto cuidar de um bebê como de uma forte candidíase. Ela é tão maravilhosa em seus desenlaces de culpas que pode fazer uma mulher “parir” suas feridas e, logo depois, sorrir e seguir em paz.”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *