Beleza que vem do solo

Contamos para você tudo sobre as propriedades e a origem da argila, o ingrediente base de QUINTAL.

Quem olha um montinho de argila pode não dar a devida importância àquela espécie de terra. Mas trata-se de um bem mais que precioso! “As argilas são uma combinação de rochas fragmentadas e minerais, todos de partículas bem pequenas. Esse processo de fragmentação de rochas (intemperismo) acontece no nosso planeta sem parar, há 4,5 bilhões de anos”, explica Eliane Guedes, geóloga do Rio de Janeiro.

E é por carregarem minerais na formação que as argilas são tão valiosas: eles garantem as propriedades terapêuticas delas. Dependendo da composição, a argila pode ser anti-inflamatória, cicatrizante, desintoxicante e muito mais!


Boa de pele!
Há vários motivos para apostar na argila para os cuidados de pele. O primeiro é que todas elas são purificantes e ajudam a controlar a oleosidade excessiva — sem desidratar! E, com estudos, percebeu-se que as argilas são ideais para os tratamentos faciais. Primeiramente, basta misturar água para fazer uma máscara de argila e ela ser facilmente absorvidas pela pele.  

O segundo ponto é que argila tem facilidade para liberar os ativos que a gente acrescenta na composição da máscara de argila (aqui na QUINTAL, eles são nanoencapsulados para facilitar ainda mais esse processo. Mas nanotecnologia é conversa para outro post…). E, por fim, ela é adsorvente: isso significa que aglomera as toxinas presentes na pele em volta de suas partículas, facilitando a eliminação delas depois.

Cada uma na sua
Argilas são todas diferentes. Dá para perceber até pela cor, né? “A argila vem de uma determinada rocha [magmática, metamórfica ou sedimentar], e a composição química da rocha dita a composição da argila. Por isso há algumas ricas Alumínio, outras em Magnésio, Cálcio, Potássio…”, diz Eliane. E nós, brasileiros, somos privilegiados! “Nosso país tem uma infinidade de rochas diferentes e quimicamente distintas, que geram solos e argilas completamente diferentes.”

É essa origem única que confere qualidades especiais a cada tipo de argila diferente que usamos em nossos produtos. Em nosso processo de desenvolvimento, os minerais presentes nelas e sua função no organismo foram levados em conta. Nada é à toa. Quer saber por que escolhemos a cor de cada argila presente na mascaras de QUINTAL?

Argila vermelha (presente no kit Antissinais) é rica em óxido de ferro, por isso renova a estrutura celular. Ela também  ativa a circulação sanguínea da área em que foi aplicada. O que se percebe é a melhora na hidratação e a suavização de linhas de expressão.

Argila branca (presente no kit Clareador) tem o pH muito próximo ao da nossa pele e é a mais suave de todas — é indicada para peles sensíveis, delicadas e até desidratadas. A Argila branca contém manganês e o magnésio anti-inflamatório, por isso suaviza, cicatriza e clareia as manchas.

Argila verde (presente no kit Antiacne) apresenta pH neutro e uma grande função adstringente. Ela absorve impurezas, é secativa, anti-séptica e bactericida — ideal para combater as infecções das espinhas. E, como tem bastante ferro, estimula a renovação celular e a cicatrização.

Argila preta (presente no kit Regenerador) carrega minerais importantíssimos para a saúde da pele, como silício, titânio e alumínio. Esses componentes ativam a circulação sanguínea, desintoxicando as células e estimulando a regeneração da pele.

Argila roxa (presente no kit Antiporosidade) tem ação adstringente e é rica em magnésio. Esse mineral é essencial para formar o colágeno, a proteína que dá sustentação à pele — e é por causa do tônus que os poros se mantém mais fechados.


História sem fim!
A argila é um dos tratamentos mais antigos conhecido pela humanidade. Lá nos anos 450 a.C. Hipócrates, médico grego e referência da medicina ocidental, já ensinava seus alunos sobre as propriedades do solo. E a cada dia se descobre novos benefícios. Até porque, a argila está sempre em formação! “Claro, há aquelas argilas formadas há milhões de anos atrás. Mas o planeta nunca para! A Terra está erodindo, transportando sedimentos, carregando minerais 24 horas por dia, sete dias por semana. Em algumas áreas com maior e outras em menor intensidade. Já observou o Rio Amazonas, por exemplo? A cor marrom das águas indicam que ele está sempre transportando material erodido, fino, do tamanho das argila”, exemplifica Eliane.


Tem que confiar!
Se depois de ler tudo isso você ficou com vontade de pegar a  primeira argila que vir pela frente e aplicar no rosto, calma aí! É preciso verificar a origem dela. “A argila, por si só, é um fragmento de rocha e limpa. Mas se o solo em torno do lugar onde ela está depositada tem lixo e resíduos, ela vai se contaminar”, alerta Eliane. E ninguém quer o risco de colocar esse tipo de material em contato com a pele, né? “Para ter argilas de qualidade, é preciso preservar a rocha que dá origem à argila e manter o meio ambiente livre de sujeira.”
É por isso que trabalhamos com fornecedores certificados pelo EcoCert — o selo garante que a argila é coletada em jazidas limpas, armazenada de maneira adequada e passa por processo para retirar as impurezas. Tudo de maneira sustentável. Porque nossos tratamentos têm que ser bons você, e para a natureza também!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *