Afinal, o que é Rosácea?

Se te perguntassem quais são as doenças vasculares que afetam o corpo, certamente pensaria em varizes, varicoses ou tromboses. Mas, como aqui no nosso blog falamos dos cuidados para a pele, hoje quero falar para você sobre uma inflamação vascular crônica que ocorre na face: é a Rosácea.

Ela aparece principalmente da região do centro da face e caracteriza-se por uma pele sensível, que começa a ficar vermelha com facilidade e irritada se usado ácidos ou produtos dermatológicos, no geral. É uma doença que não tem cura, mas tem tratamento e se não for controlada, aos poucos a vermelhidão tende a ficar permanente e aparecem vasos finos, além de pápulas e pústulas que são lesões que lembram a acne.

A Rosácea é mais comum em mulheres de pele clara, mas pode afetar os homens e, para eles, geralmente a doença é mais grave. Possui a característica de parecer estar mais “calma” e voltar (no termo médico chamamos de remissões e exacerbações), por isso, é muito importante evitar os fatores desencadeantes, como a exposição ao sol e calor, e é fundamental o uso constante de filtro solar e manter uma rotina de cuidados com cremes e medicamentos específicos para evitar a crise.

Frequentemente, também surgem sintomas oculares, de olho seco e sensível à inflamação nas bordas das pálpebras (blefarite) e, em casos mais graves, os vasinhos do rosto podem se romper. Nesta situação sessões com laser podem melhorar a vermelhidão. Pacientes com Rosácea devem evitar ao máximo exposição solar e calor excessivo (como banhos quentes, bebidas quentes, etc) pois isso pode aumentar a vasodilatação das veias faciais e aumentar vermelhidão, causando desconforto.

Hoje existem ótimas soluções de tratamentos que controlam as exacerbações, mantendo a pele calma e hidratada. Há também soluções de maquiagem que disfarçam a vermelhidão e auxiliam nos cuidados. Porém, antes de tudo, é fundamental uma consulta com médico dermatologista para o diagnóstico e prescrição do tratamento correto, ok?


Dermatologista, Dra. Kássila Nasser CRM/PR 27.047 
 

Loja

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *