Envelhecer bem não tem mistério

O tempo não para! E não há como impedir todas as mudanças que nosso corpo (inclusive a pele!) vai apresentar com os anos. Envelhecer é algo natural, mas que ainda assusta muita gente. O que eu acredito é que há maneiras diferentes de envelhecer: precocemente, ou com hábitos saudáveis que minimizem os efeitos desse processo.
A gente já conversou sobre o colágeno, lembra? Ele é uma proteína fundamental para a saúde e para a firmeza da pele. E, a partir dos 25 anos, nosso corpo diminui sua produção. É quando percebemos os primeiros sinais do envelhecimento: um pouco de flacidez, pequenas rugas e linhas finas. O que poucas pessoas sabem é que o colágeno dá estrutura para pele, cabelos e unhas, mas também para músculos, ligamentos, tendões e articulações. Por isso, quando falamos de envelhecer bem, não estamos falando apenas de estética, mas de garantir um futuro ativo e saudável.

E, se a aparência exterior é um reflexo do cuidado com o nosso corpo, como podemos desacelerar o envelhecimento?
O colágeno é uma substância que as células produzem naturalmente. Mas, para isso, elas precisam de matéria-prima adequada: proteínas e aminoácidos. Preste bastante atenção à sua alimentação, consuma boas fontes de proteína, evite açúcar em excesso e dietas com pouquíssimas calorias ou com restrições de tipos de alimento. Coma mais frutas e vegetais, ricos em antioxidantes que combatem a oxidação das células (outro fator que acelera o envelhecimento). Dermocosméticos e nutracêuticos bem escolhidos também são uma fonte interessante de nutrientes para a pele.  Além disso, cigarro, tomar sol sem proteção e até mesmo o estresse aceleram a perda de colágeno. Repare em quem abusa desses fatores de risco: unhas e cabelos ficam mais fracos, a pele parece desidratada, sem brilho, e quase sempre há linhas de expressão e rugas.

Por falar em rugas…
Existem dois tipos delas. As Rugas Dinâmicas são as primeiras a serem notadas. Também chamadas de linhas de expressão, elas aparecem quando você faz algum movimento no rosto: na testa ao franzir a sobrancelha, ou em volta dos olhos ao sorrir. Já as Rugas Estáticas são visíveis mesmo com o rosto parado e são comuns em peles mais maduras.
As Rugas Estáticas são uma progressão das Rugas Dinâmicas. O que acontece entre uma e outra é o aprofundamento do vinco na pele, que fica mais fina e menos firme com o passar dos anos. Mas, vou repetir, além da influência da genética, o quanto você se cuida pode acelerar ou desacelerar esse processo.

E, acredite, o melhor é começar o tratamento quando as rugas são dinâmicas, ou até antes disso!
O ideal é pensar em prevenção na casa dos 20 anos, com o uso diário de um hidratante com ação antioxidante e filtro solar – se você tem pele oleosa, procure produtos indicados para o seu tipo de pele.
Nos anos seguintes, é preciso adicionar ativos antissinais específicos. Eu indico a seguinte listinha:

Ácido Hialurônico, uma substância natural da nossa pele, com a capacidade de atrair e reter moléculas de água ao seu redor – por isso ele ele tem papel fundamental para a manter a hidratação da pele e da sua elasticidade. Mas, assim como acontece com o Colágeno, a produção de Ácido Hialurônico diminui com a idade. E, mesmo que você continue bebendo bastante água, a pele fica mais desidratada. Para restabelecer o equilíbrio, use cosméticos com com Ácido Hialurônico na formulação e/ou ativos que  estimulam sua síntese natural.

Já a Vitamina C é um poderoso antioxidante. Ela ajuda na prevenção do envelhecimento precoce porque combate os radicais livres e preserva o equilíbrio das células da pele.
Ativos que estimulem a produção de colágeno.
– E, claro, filtro solar de amplo espectro, para proteger a pele da radiação solar e da luz de aparelhos eletrônicos.

Lembre-se: envelhecer é um processo natural, e tem gente que gosta de passar por isso sem intervenções. Mas se você sentir vontade, seu dermatologista de confiança pode indicar procedimentos de consultório para suavizar os sinais.
Há vários tratamentos como peelings, preenchimentos e aplicações, lasers, ultrasom e bioestimuladores de colágeno, que têm ótimos resultados – quando feitos por profissionais gabaritados e combinados com uma rotina de prevenção.
O importante é se respeitar e se sentir livre para escolher envelhecer do seu jeito.

Dermatologista, Dra. Kássila Nasser CRM/PR 27.047  

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *