Não deixe sua pele entrar numa fria….

 

No inverno, é comum termos dias de temperaturas mais amenas, seguidos de outros bem gelados. E quando o frio chega, além de se agasalhar bem, é preciso dar uma atenção especial à sua pele. Sabe o porquê? As frentes frias trazem um combo de baixas temperaturas, ar seco e muito vento  — três fatores que causam perda de moléculas de água pela epiderme, ou seja, ressecam a pele! Além disso, tendemos a beber menos líquido e tomamos banhos mais quentes. Essa combinação de fatores é fatal para sua pele.

Para evitar esses problemas, o primeiro passo é se hidratar — por dentro e por fora! Consuma líquidos ao longo do dia (mesmo sem sede!). As células precisam de moléculas de água, que só chegam pela corrente sanguínea, para não desidratarem. Carregue sua garrafinha de água, beba suco nos lanches, ou, se preferir algo mais quentinho, inclua chás e sopas na rotina.
Para completar, hidrate por fora! Nos dias mais frios, não deixe faltar hidratante. Além de ajudar a pele a reter água, ele recompõe a barreira cutânea para evitar ressecamentos e irritações.

Sei que é difícil resistir, mas maneire no banho fervendo. Esse hábito é péssimo para a pele e os cabelos. Se precisar da água quente, seja rápida! Além de agredir a barreira cutânea e causar ressecamento, o calor estimula as glândulas sebáceas a trabalharem mais. Aí sua pele fica desidratada, mas com oleosidade excessiva em alguns pontos, e pode até acontecer um efeito rebote, com direito a espinhas em quem tem tendência.
Se mesmo assim você sentir o ressecamento, vale a pena fazer algumas adaptações na rotina de cuidados. Para o corpo, escolha um hidratante bem denso. Para o rosto, vale a pena deixar de lado as fórmulas matificantes e optar por outras leve, mas mais cremosas. Outra dica importante: como o ressecamento deixa a pele mais irritada e até vermelhinha, opte por produtos de limpeza para peles sensíveis, que não vão agredir ainda mais a barreira cutânea. Isso vale para o protetor solar também!

Para finalizar, não se esqueça de passar um bom balm hidratante nos lábios — e, se o nariz estiver irritado de tanto assoar, ali também. Aí, pode aproveitar tranquilamente a estação mais fria do ano.

Loja

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *