Você tem 20 minutos para você todos os dias?

Há um provérbio zen que diz: “Você deve sentar-se em meditação por 20 minutos ao dia, a não ser que seja muito ocupado. Neste caso, deve sentar-se por 1 hora”.

Por: Mariana Rudek

Já parou para pensar que na correria do dia a dia acabamos não dedicando tempo para cuidar de nós mesmos? Engana-se quem acredita que para promover o autocuidado, é preciso dispender horas diárias. Se você conseguir dedicar horas para cuidar de si será incrível, mas com a vida corrida sabemos que isso nem sempre é possível, não é mesmo?

Não existe uma receita. Cada pessoa tem necessidades, aspirações e gostos diferentes e o processo de autoconhecimento. Aquilo que te faz bem precisa ser regado com amor e sinceridade.

Acreditava que o trabalho duro era sinônimo de vida feliz. O fluxo era aquisições caras e vazias, uma felicidade efêmera. Fazia pouquíssimo por mim e meu corpo começou a dar sinais: acne no rosto, ansiedade, depressão, dificuldade de fazer novos amigos, ciúme, autossabotagem e dores na coluna foram alguns dos sintomas.

Eu tinha 18 anos e o ortopedista me assustou dizendo que se não tomasse alguma atitude para fortalecer minha coluna, com 40 anos eu teria dificuldade para caminhar. Precisava agir para mudar. Então, comecei. Um passo de cada vez.

Encontrei o esporte que faz sentido para mim e que dá resultados incríveis para o meu biotipo. Assim não é mais um peso, e sim o melhor momento do dia.  O passo seguinte foi cuidar da saúde mental: terapia e apoio psiquiátrico. Aliando ainda aos cuidados com a pele e consultas com dermatologistas que por sua vez culminou na mudança do tratamento para endometriose.

Inseri rotina de skincare facial e corporal, até mesmo em viagens, porque percebi essa é a forma que me sinto bonita, um jeito de cuidar de mim.

Com o tempo aprendi que outras coisas fazem parte do meu autocuidado, como sair com meus amigos, cultivar minha religiosidade, tomar um chá comigo mesma e até uma companhia de quatro patas. Nesse período amadureci minha consciência ecológica, sem compras impulsivas e produtos vencendo dentro do armário.

Enfim, abri meu coração em cada novo passo e passei a aceitar minhas limitações, minha pele, meu corpo… me amar como eu sou. Nosso corpo, mente e meio ambiente precisam de harmonia e equilíbrio para uma vida feliz de verdade e que cuidar de mim, me ajuda a permanecer nesse caminho. Percebi que o trabalho duro é parte das minhas conquistas e não a única razão delas.

Vou listar algumas coisas aqui que você pode fazer em 20 minutos por você mesma, depois de tudo que aprendi sobre mim:

  1. Tire um tempo para se conhecer. Saiba o que te deixa feliz, o que te equilibra e conecta consigo mesma
  2. Não deixe a rotina te sufocar. Tenha agendamentos para aquilo que é importante para você.
  3. Tome um chá estirada no sofá enquanto relaxa de um dia exausto, sem se preocupar com o mundo externo
  4. Cuide de si. Preste atenção nos sintomas do seu corpo, os alimentos que te energizam. Procure orientação médica, se necessário.
  5. Pare uns instantes para contemplar a si mesmo, a natureza, seu lar, seus sonhos
  6. Tenha tempo para os supérfluos, às vezes.
  7. Sinta-se bonita, isso pode  incluir rotina de beleza, ou roupas novas, ou até nada disso. E está tudo bem!
  8. Pratique esportes, dance, cante, aprenda a tocar um novo instrumento.
  9. Leia um livro, assista a filmes e séries e aproveite para pensar em nada.
  10. Ore, medite, crie um propósito para você.

E você, o que faz nos seus 20 minutos de autocuidado diário?

Produtos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *