5 passos de skincare para peles oleosas

5 passos de skincare para peles oleosas

Se você tem a pele oleosa e sente que passar cremes e hidratantes irá aumentar a oleosidade, fica aqui porque hoje a nossa conversa é com você!

O skincare para peles oleosas é tão necessário quanto para peles secas, acneicas ou com qualquer outro dilema.


Como saber se sua pele é oleosa? 

Existem alguns indicadores que apontam para peles oleosas e que vale a pena observar. No geral é bem fácil identificar pois são peles que produzem óleo em excesso, mas há outros fatores que também indicam esse tipo de pele:

  • Poros aparentes e dilatados: os poros são aqueles pequenos “furos” que aparecem no rosto, principalmente na região do nariz e testa. Eles ficam dilatados quando a produção do sebo está desrregulada e em superprodução.
  • Brilho excessivo na zona T: é nesta região (testa, nariz e queixo) que possui a maior parte das glândulas sebáceas e por isso tendem a manifestar mais sinais de oleosidade.
  • Aparecimento de acnes: o excesso de produção de sebo causa os cravos e quando eles inflamam, formam as acnes. Mas atente-se pois nem todas as acnes resultam disso. Algumas têm origem genética, hormonal e até mesmo emocional.

Se você é uma pessoa observadora, notou que os três ites acima possuem algo em comum: excesso de produção de sebo. Desta forma, fazer o controle disso é um caminho para reduzir a oleosidade da pele. 


Passo a passo no skincare para peles oleosas

Agora que você identificou a sua pele como oleosa, é hora de conhecer uma rotina de skincare que reduza essa oleosidade.


1) Limpe o rosto diariamente

A limpeza do rosto, primeira etapa do skincare, é fundamental para a remoção de impurezas e desobstrução dos poros. Assim, aplique o sabonete facial no rosto, massageie suavemente e enxágue. 

É recomendado que a limpeza facial seja feita somente duas vezes ao dia. De noite para remover as impurezas acumuladas ao longo do dia e de manhã para remover os resíduos de produtos que foram aplicados à noite. 


Dica importante: a escolha do sabonete facial é importante pois produtos com ativos muito fortes podem causar o efeito contrário e aumentar a oleosidade. Assim, procure por sabonetes mais suaves, com ativos naturais ou próprios para peles oleosas. 


2) Trate os dilemas da sua pele

Conhecendo seus dilemas de pele, você pode aplicar produtos específicos para o tratamento. Esta etapa não é obrigatória, mas é importante que seja feita com certa regularidade. Assim, pode ser realizada todos os dias ou de 2 a 3x na semana. 

Nesta é onde você irá usar produtos específicos para tratar seus dilemas de pele. Aqui se enquadram os esfoliantes físicos, ácidos, máscaras de argilas, máscaras faciais ou de olhos entre outras opções. 


3) Hidrate bem o rosto

A hidratação é fundamental até mesmo para peles oleosas. O ideal é que você opte por hidratantes mais líquidos como séruns, mousses ou textura em gel. Aqui você também pode optar por produtos que contenham ativos próprios para a redução de oleosidade.


4) Aplique a proteção solar

Dentro ou fora de casa, o protetor solar é item chave para qualquer skincare. Para reduzir a oleosidade da pele, é indicado que você use protetor solar de toque seco, com rápida absorção e livre de óleos. 


A alimentação também influencia na sua pele


Muito do que nossa pele aparenta, é reflexo do que estamos sentindo ou até mesmo ingerindo. Então, considere também a possibilidade de incluir em suas refeições, alimentos mais saudáveis e naturais.

Além disso, partindo para a parte emocional, também é válido encontrar atividades que te façam bem e te acalmem. Afinal, beleza é um estado de espírito e tudo o que você faz pode influenciar em como está se sentindo. 



Após todos esses passos, queremos ter certeza de que você entendeu a coisa mais importante deste conteúdo: todas as peles, independentemente do dilema, podem e precisam passar pelas rotinas de skincare. O cerne de tudo é conhecer bem o seu tipo de pele, buscar por orientação de dermatologista, encontrar os produtos ideias e encaixar o skincare em sua rotina. 


Agora que você sabe de tudo isso, já pode começar a cuidar de si e reduzir a oleosidade da pele que tanto de incomoda.

Deixar um comentário

Todos os comentários são revisados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.