Ao falar em Vitamina C, é inevitável pensar na laranja, mas apesar da popularidade, essa vitamina pode ser encontrada em concentrações maiores em frutos como: acerola, pimentão amarelo, caju e mamão.
Esta vitamina de ingestão diária, além de muito benéfica para a saúde, também tem efeitos incríveis na rotina de skincare. E hoje vamos falar como a Vitamina C age na sua pele.
O que é Vitamina C?
Também conhecida como Ácido Ascórbico, a vitamina C é um antioxidante poderoso, de consumo diário. Este ativo não é produzido pelo nosso corpo, por isso é tão comum ouvirmos falar de alimentos que possuam vitamina C.
Ela é extremamente importante para o funcionamento do nosso organismo, pois está relacionada à:
- Facilitação da absorção de ferro no intestino;
- Combate aos radicais livres;
- Cicatrização da pele;
- Previne doenças cardiovasculares.
Esses são os benefícios da ingestão da Vitamina C, mas quando falamos do uso tópico em cosméticos, fica ainda melhor.
Benefícios da vitamina C para a pele
No uso tópico concentrada ou diluída em cremes, a Vitamina C tem se tornado um grande coringa no combate ao envelhecimento da pele. Afinal, os benefícios deste ativo são incríveis:
- Antioxidante poderoso que combate os radicais livres;
- Protege contra os efeitos nocivos do sol;
- Atua na síntese de colágeno;
- Uniformiza o tom da pele;
- Anti-inflamatório.
Mesmo em altas concentrações em corrente sanguínea, esta vitamina tem dificuldade de chegar até as camadas superficiais da pele. Desta forma, a aplicação tópica é uma opção para suprir essa necessidade. Agora a pergunta que não quer calar:
Como a Vitamina C age na pele?
Ação pro-age
Primeiramente precisamos entender o que são os radicais livres. Estes são moléculas altamente reativas e instáveis que causam alterações no organismo. Ao perder seus elétrons, a molécula rouba os elétrons de moléculas estáveis. Isso gera uma reação em cadeia.
Os radicais livres não são de todo ruins, pois isso é um processo natural do nosso organismo mas, quando em grandes quantidades, podem causar alguns problemas. Entre as ações dos radicais livres, está o envelhecimento da pele.
É aí que entram os antioxidantes, ativos que estabilizam estas moléculas e reduzem a quantidade de radicais livres no nosso organismo. Quanto mais velhos ficamos, menos antioxidantes produzimos e por isso precisamos inserir esses compostos na alimentação e nos cosméticos.
Estudos científicos indicam que a Vitamina C também, em uso tópico, previne os efeitos de queimadura solar e reduz vermelhidão pós-exposição tanto para UVA quanto para UVB. Além disso, o estudo também indica que a aplicação da Vitamina C com o protetor solar apresenta melhor proteção.
Mangela e Martins (2021), em seu estudo, afirmam que “Ao combinar o uso do filtro solar com antioxidantes a proteção se torna interna, já que a ação se prolonga para as células. Enquanto a vitamina C isoladamente pode conferir foto proteção, parece funcionar otimamente em conjunto com a vitamina E.”
Vitamina C na Redução de manchas
Além da ação antioxidante, a vitamina C atua como inibidora da produção de melanina. Assim, ela tanto reduz manchas já existentes quanto evita o surgimento de novas manchas. Se tornando uma excelente escolha no tratamento de melasmas, manchas de sol ou acne.
Aqui entra novamente o poder de ação Vitamina C + Protetor Solar. Ambos, potencializam a proteção contra os raios solares e isso minimiza o surgimento de áreas pigmentadas.
Outra opção para reduzir manchas de pele é a Argila Branca.
Com isso, sabemos que tanto pela ingestão quanto pela aplicação tópica, a Vitamina C é um ótimo ativo para retardar o envelhecimento, mas sozinha não faz milagre. Alinhe os tratamentos com Vitamina C com uma alimentação balanceada, exercícios físicas e uma rotina saudável.