Guia completo dos ácidos para cuidados de pele

Guia completo dos ácidos para cuidados de pele

Entre as diversas opções de tratamentos de pele e skincare, os ácidos estão ganhando grande espaço. O uso de ácidos na pele é uma forma de esfoliação química que cuida de diversos dilemas de pele, entre eles: redução de linhas de expressão e rugas, tratamento de acnes, melhora na textura e uniformização da pele, entre outros.

Quando usado em altas concentrações, devem ser manipulados e aplicados por profissionais da área em procedimentos dentro de consultórios. Enquanto, para uso cotidiano em home care, alguns ácidos podem ser encontrados em menores concentrações.


O interesse no uso de ácidos tem aumentado e mais pessoas estão buscando informações. Pensando nisso, fizemos este Guia Completo para quem quer começar ou entender mais sobre o uso de ácidos na pele para potencializar a sua skincare! 

Aqui juntamos algumas informações necessárias que você precisa saber antes de incluir os ácidos na sua rotina sem medo!

  • Tipos de ácidos
  • Benefícios 
  • Cuidados necessários

 

Tipos de ácidos para usar na pele

Ácido Retinóico

O Ácido Retinóico, também conhecido como Tretinoína, é derivado da Vitamina A. Ele estimula a produção de colágeno, tem papel importante na redução de manchas e iluminação da pele e também serve para o tratamento de acnes. Deve ser usado no período noturno.

Ele é muito utilizado na forma de cremes em concentrações menores (0,01 a 0,1%), mas também pode ser usado na realização de peeling químico em concentrações mais altas (1 a 5%) para renovar a camada celular. 

  • Dilemas: Peles com rugas e linhas de expressão, peles acneicas e peles com manchas, sardas ou melasmas
  • Ação: Minimiza efeitos da idade, aumenta firmeza da pele, reduz oleosidade e melhora cicatrização, reduz manchas escuras, sardas e melasmas.

Ácido Salicílico

O Ácido Salicílico é um beta-hidroxiácido que promove uma descamação suave da pele, reduz processos inflamatório, melhora a textura da pele e também diminui a produção de sebo e reduz poros aparentes. Deve ser usado no período noturno.

Assim como o Ácido Retinoico, você também encontra o Ácido Salicílico em forma de creme com concentrações menores e como peeling químico em procedimentos estéticos com concentrações maiores. Inclusive, estes dois ácidos podem ser combinados em tratamentos específicos, mas isso deve ser orientado por dermatologistas. 

  • Dilemas: Peles com acneicas ou com tendência a acne, Peles oleosas
  • Ação: Esfoliação suave, anti-inflamatório, desobstrução de poros, melhorar na textura da pele.

Ácido Glicólico

O Ácido Glicólico é derivado da cana-de-açúcar. Ele tem poder de esfoliação, hidratação e anti acne. Além disso, também atua na redução de manchas, no combate contra radicais livres e no estímulo da síntese de colágeno, reduzindo, assim, as linhas de expressão. Pode ser utilizado no período diurno.

Ele também possui opção em cremes ou pellings, de acordo com as concentrações. Seu uso também gera uma esfoliação e descamação da pele e essa remoção de células mortas abre espaço para a absorção de outros ativos utilizados na pele.

  • Dilemas: Pele acneica, pele com estrias ou para prevenir e tratar linhas de expressão.
  • Ação: Rejuvenescimento da pele, redução de manchas, pele mais fina e sedosa, controla a oleosidade da pele, trata cicatrizes de acnes e estrias.

Ácido Hialurônico

O Ácido Hialurônico é produzido pelo nosso próprio corpo e por isso sua produção vai reduzindo ao longo da vida. É ele que mantém nossa pele elástica e hidratada. Assim, quando sua produção começa a reduzir (em torno dos 25/30 anos), as linhas de expressão e rugas começam a aparecer. Por isso, ele precisa ser reposto de forma tópica com cremes ou injetáveis. Pode ser utilizado no período diurno.

  • Dilemas: Peles ressecadas e desidratadas, peles com marcas de acne, linhas de expressão e rugas.
  • Ação: Retarda aparecimento de rugas e linhas de expressão, reduz marcas de acne, hidrata a pele, tem efeito preenchedor e elástico.

 

Ácido Hibístico

O Ácido Hibístico é oriundo de um extrato de ácidos orgânicos, derivados de uma variedade africana de Hibiscus (Hibiscus sabdariffa), de excelente compatibilidade com a pele e não irritante. 

Recém descoberto e ainda em processo de inserção em ácidos no Brasil, o Ácido Hibístico, a presenta eficácia superior aos AHAS derivado de frutas, sem os fenômenos de irritação associados, graças à alta proporção de cetoácidos. 

Essa alta concentração de cetoácidos, como o ácido pirúvico, atuam no estímulo da renovação celular, promovendo maciez, melhor elasticidade, retenção de água na epiderme e suavização de linhas finas e rugas.

  • Dilemas: Peles com marcas de expressão e rugas, peles ressecadas
  • Ação: Estimula fortemente a renovação celular, promove elasticidade do estrato córneo, hidrata, reduz produção de sebo, suaviza linhas de expressão, recupera luminosidade e uniformidade e não irrita a pele 

 

Ácido Pirúvico

O Ácido Pirúvico também é um alfacetoácido produzido no organismo como composto intermediário no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Ele possui um papel de grande relevância no tratamento da acne, pois além de reduzir o surgimento de espinhas também demonstra uma melhora geral no aspecto da pele.   Além disso, também é indicado para reduzir rugas e linhas de expressão, pois estimula a formação de fibras de colágeno. 

O peeling com esse ácido é realizado com concentrações superiores a 50% e por isso, dever ser feito sob orientação e acompanhamento médico.

  • Dilemas: Pele com acne, pele com rugas e linhas de expressão;
  • Ação: Aumenta  elasticidade da pele, ação antimicrobiana, redução na produção de sebo, estimula a síntese de colágeno.

 

Ácido Maltobiônico

Assim como o Glicólico, o Ácido Maltobiônico é derivado de açúcares naturais e é um Ácido de última geração. Talvez você já tenha ouvido falar dele como "Ácido Biônico". Assim como os outros ácidos, também ajuda na redução de linhas de expressão e rugas, uniformiza tons de pele e reduz poros dilatados. Além disso, também possui um alto efeito hidratante através da retenção de umidade

  • Dilemas: Peles sensíveis, desidratação, rugas e linhas de expressão
  • Ação: Hidratação, preservação do colágeno, uniformização da pele, esfolia suavemente, melhoria  a textura da pele, uniformização e rugosidade, aumenta a firmeza e elasticidade da pele, tem ação antioxidante e previne da hiperpigmentação após exposição à radiação UV

 

Ácido Mandélico

O Ácido Mandélico é um alfa-hidroxiácido derivado de amêndoas amargas. Super queridinho quando o assunto é reduzir rugas e linhas de expressão. Ele também é muito popular na redução de manchas da pele, incluindo sardas e melasmas.

Ele é indicado para peles sensíveis, pois como possui uma absorção lenta, não causa irritação ou vermelhidão. Assim, gera uma esfoliação mais gentil e estimula a renovação da camada celular.

  • Dilemas: Peles sensíveis, peles com acne
  • Ação: Reduz linhas de expressão e rugas, hidrata, ilumina e uniformiza os tons de pele, ação antibacteriana e fungicida. 

 

Ácido Lático

O ácido lático faz parte do grupo dos alfa-hidroxiácidos e também é um esfoliante químico, porém mais gentil para a pele. Por isso é indicado até para quem tem pele sensível. 

Ele também tem um papel importante no tratamento de acnes, redução de manchas.

  • Dilemas: Peles sensíveis, acnes, manchas, melasmas e sardas.
  • Ação: Uniformiza o tom da pele, hidrata, melhora textura da pele, reduz rugas finas e promove esfoliação química profunda, mas gentil. 

Outros posts que podem te interessar:

  1. Como prevenir o envelhecimento precoce
  2. Manchas de pele: causas e soluções
  3. Cuidados com a pele: orientações médicas para cada tipo
  4. Acne: entenda quais são as causas e como lidar com ela

 

Benefícios de usar ácidos

Os ácidos são ótimas opções para quem quer um resultado rápido para os mais diversos tipos de dilemas de pele. Seja o incomodo com acnes ou novas linhas de expressão que estão surgindo, os ácidos ajudam de forma rápida e eficiente.

Além disso, cada tipo de ácido tem seu benefício principal e conhecer o seu tipo de pele é fundamental para fazer a escolha certa!

Porém, atenção! O uso de ácidos deve ser feito com alguns cuidados e orientações médicas, pois em determinadas concentrações ou ambientes, eles podem lesionar a pele, causar manchas e vermelhidão. Assim, sempre use ácidos de altas concentrações sob indicação médica e/ou siga as orientações abaixo:

 

Quais os cuidados necessários para usar ácidos

Antes de tudo, consulte seu dermatologista

Ele vai te indicar exatamente qual o tipo de ácido pode ser aplicado e qual terá o melhor resultado para o dilema que você precisa cuidar. 

Se você estiver fazendo algum tratamento com medicamentos para a pele, essa consulta médica é mais importante ainda para evitar que ativos se sensibilizem e causem sérios problemas no seu rosto. 

Faça o básico primeiro

O hábito de limpeza facial e uso de protetor solar precisa estar inserido assiduamente na sua rotina, pois o uso de ácidos irá exigir muito cuidado e atenção nessa parte. 

A limpeza de pele é necessária tanto para remover impurezas antes de aplicar o ácido, quanto para remover resquícios do ácido na manhã seguinte. 

Vale lembrar que os ácidos são esfoliantes químicos e você estará removendo uma camada de células do seu rosto (a profundidade dessa camada dependerá do tipo e da concentração do ácido que você está usando). Dessa forma, o uso de protetor solar é regra! Tanto para evitar queimaduras solares quanto para proteger do aparecimento de novas manchas. 

 

Conheça bem o ácido que você está utilizando

Existem ácidos mais fortes e outros mais gentis. No caso dos alfa-hidroxiácidos, por exemplo, você só deve usá-los no período da noite, pois são mais fortes. Outros grupos de ácidos mais gentis podem ser utilizados pela manhã ou durante o dia. Em todo caso, é importante que você conheça os tipos de ácidos que está utilizando e tome os cuidados necessários para evitar danos maiores à sua pele. 


Conhecendo seus dilemas de pele, as opções de ácidos disponíveis e com a orientação médica, você pode cuidar a cuidar da sua pele com mais qualidade e ver mais rápido os efeitos desejados. 

Use ácidos com moderação e acompanhamento médico!

Deixar um comentário

Todos os comentários são revisados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.