Acne: entenda quais são as causas e como lidar com ela

Acne: entenda quais são as causas e como lidar com ela

A acne é uma doença multifatorial que acomete grande parte da população adulta, principalmente adolescentes e mulheres acima dos 25 anos, quando recebe o nome de acne da mulher adulta. Independentemente da idade, trata-se de uma doença que afeta diretamente a autoestima das pessoas. 


Ela acontece quando há um processo inflamatório na pele por excesso de sebo e a oleosidade obstrui as glândulas sebáceas. Essa condição dificulta a eliminação de impurezas, favorecendo bactérias e ainda maior quantidade de oleosidade, resultando em espinhas, cravos, nódulos e pústulas



Principais causas

Ela é bastante prevalente nos adolescentes devido ao início da produção hormonal de estrógenos e andrógenos, que são os hormônios femininos e masculinos. No entanto, muitas pessoas continuam apresentando dilemas relacionados à acne após os 35 anos.


A acne é mais frequente no rosto, costas e peito, devido a serem locais com maior concentração de glândulas sebáceas, além de apresentar prevalência em pessoas com tendência hereditária. 


De acordo com a médica dermatologista Dra. Fabiana Chamma Audi, fatores como estresse, má alimentação, tabagismo, causas hormonais, predisposição genética, estilo de vida, cosméticos comedogênicos, alguns medicamentos e doenças podem participar ou desencadear os processos inflamatórios da pele. Por isso a importância de buscar sempre ajuda médica.


Existe variação de sinais e sintomas entre as pessoas, mas normalmente, as manifestações incluem: comedões (cravos), pápulas (lesões elevadas, arredondadas, endurecidas e avermelhadas), pústulas (espinhas que contém pus) e nódulos e cistos (inflamações em camadas mais profundas da pele). Essa última condição é a que mais costuma deixar cicatrizes.  


Continue conosco e entenda a classificação da acne, além dos tratamentos que irão te ajudar a resolver esse dilema. 

 

Quais são os tipos de acne?


De acordo com a
Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a acne é classificada a partir de sua gravidade:

  • Grau I: são aquelas lesões que não inflamam, em que há a presença de comedões (cravos);
  • Grau II: pústulas, comedões e pápulas;
  • Grau III: cistos, pústulas e comedões;
  • Grau IV: pústulas, comedões e cistos, que podem formar túneis e se interconectar na pele. 

Dessa forma, é muito importante que o diagnóstico da sua acne seja feito por um dermatologista, que é o profissional habilitado para indicar qual a melhor opção de tratamento para o seu caso. 


Além disso, recomenda-se que as pessoas evitem espremer as espinhas, pois esse comportamento pode acabar resultando no que chamamos de cicatrizes de acne. 




Cicatrizes de acne

A gente sabe que sofrer com acne é, muitas vezes, conviver com o dilema constante de querer espremer as espinhas e se ver livre delas. No entanto, conforme alertamos anteriormente, os dermatologistas recomendam fortemente que não haja essa atitude para que a pele não fique marcada com as cicatrizes de acne.


Nesse caso, manipular as espinhas podem deixar essas lesões profundas, piorando a inflamação e impedindo a regeneração das feridas. Quando a gravidade dessas lesões estiver acima do grau III, é bem provável que essa acne irá marcar indesejadamente a sua pele. 


Nesse momento, você que se identificou com esse dilema deve estar se perguntando: existe alguma maneira de se prevenir da acne? Sendo um problema multifatorial, é preciso identificar a causa para iniciar o tratamento. No entanto, algumas medidas podem nos ajudar a evitar o desenvolvimento do processo acneico. Confira no próximo tópico. 




Como prevenir

Todo mundo deseja ter uma pele equilibrada e saudável, não é mesmo? Livre de cravos, espinhas e com uma ótima aparência. Então, deixando um pouco de lado a parte hormonal deste problema, vamos falar sobre algumas medidas que podem minimizar as chances de ocorrer essa inflamação.


Manter uma higiene facial correta

Após identificar corretamente qual o seu tipo de pele, o hábito de higienizar a pele do rosto com os produtos específicos para o seu tipo de pele é uma das principais medidas assertivas para aquela pele equilibrada que tanto buscamos. 

A recomendação é para que essa limpeza seja feita ao menos duas vezes ao dia, com sabonete especial, evitando o contato da mão na face, para que não haja transferência de bactérias e sujeiras.  



Alimentação equilibrada

Você certamente já deve ter ouvido essa frase: a gente é o que a gente come. E ela é bem verdadeira em se tratamento de dilemas de pele. Quando a parte hormonal está ok, é muito mais fácil corrigir os dilemas cutâneos a partir de bons hábitos alimentares.

Para isso, a dica é evitar alimentos que contenham um alto índice de açúcar, que aumentam as chances de desenvolvimento de acne, devido a um processo chamado glicação, que é quando as moléculas do açúcar e carboidratos se unem a uma proteína (colágeno e elastina) e impedem que ela exerça a sua função biológica.

Uma boa dieta deve conter, principalmente, grande quantidade de legumes e verduras, além de nutrientes ricos em vitaminas A, C, e E, porque apresentam ação antioxidante e bactericida. 



Beber água o suficiente

Uma pele saudável precisa de água tanto quanto o nosso corpo precisa para realizar suas funções orgânicas. A hidratação deve acontecer a uma quantidade de, em média, 2,5 litros por dia. 




Não dormir de maquiagem 

Apesar de ser algo extremamente tentador para muitas pessoas, não é recomendado dormir de maquiagem. Os cosméticos podem entupir os poros, impedindo a correta respiração das células. 

Então, antes de ir dormir, higienize o rosto com água morna ou gelada, removendo por completo as suas impurezas. 




Esfoliação 

A esfoliação ajuda bastante a remover as células e peles mortas, deixando a pele mais macia e lisinha. Efetue esse procedimento uma vez na semana, conforme orientação médica. 



Troque suas fronhas com frequência 

Trocar as fronhas usualmente evita a proliferação de bactérias que ficam presas aos tecidos, além do contato de resquícios de produtos de cabelo e poeira com a pele do rosto. 



Tenha um dermatologista para chamar de seu

Escolha um médico membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e faça um acompanhamento regular com ele, evitando problemas relacionados à pele. 


A grande pergunta que fica é: depois que a acne se estabelece na nossa pele, como lidar com esse dilema? Confira a seguir quais as principais formas de tratamento

 

 

Tratamento

Os tratamentos para a acne podem ser variados e dependem do diagnóstico médico. Cada dilema necessita de uma medida específica recomendada, que pode ser: cremes ou loções de uso tópico, antibióticos, anticoncepcionais para a diminuição dos efeitos dos hormônios masculinos, isotretinoína, entre outros. 


Aqui na QUINTAL, você encontra um Kit completo e eficaz de tratamento, que atua reduzindo o excesso de oleosidade cutânea e, consequentemente, a acne. A seguir, sugerimos uma rotina de skincare com o passo a passo para você lidar com o dilema da sua acne. Confira!

 


Gel Facial de Limpeza Profunda


Com 87% de aprovação na melhora de oleosidade da pele, o Gel Facial de Limpeza Profunda deve ser o número 1 da sua rotina de cuidados com a pele. Ele é tudo em um só produto: sabonete, demaquilante e tônico, e contém ativos como o Chá Verde e Prebióticos que removem as impurezas, resíduos, poluição, inflamações, além de combater os radicais livres.



Aqua Babosa Booster Fortalecedor de Hidratação Diária


Hidratar a pele é preciso, mesmo que ela seja oleosa. Enriquecido com ácido hialurônico e água termal brasileira, nosso Aqua Babosa - Booster de Hidratação Diária garante uma hidratação por até 24h, desde a primeira aplicação. 


Ele hidrata, repõe a água, fortalece a barreira de proteção cutânea, suaviza manchinhas e melasmas, reduz a dilatação dos poros, além de promover uma aparência mais saudável e impedir a degradação do ácido hialurônico natural da pele. 


 

Blemish Blur Bálsamo Biomimético B.B.B.B 

Outra solução multifuncional para tratar, proteger e uniformizar a pele é o Blemish Blur Bálsamo Biomimético, que atua com proteção FPS 30, com filtros 100% minerais! Possui toque seco e acabamento super leve com efeito primer, se adaptando a 49 nuances de pele, em 7 tons diferentes. 

 

Protetor Solar Mineral FPS50+

Desenvolvido a partir da tecnologia patenteada QUINTAL.LAB, o Protetor Solar Mineral FPS 50+ reúne filtros minerais com Óxido de Zinco não-nano e Dióxido de Titânio com Hidroxiapatita, sendo um composto mineral de fosfato de cálcio, não-tóxico e biocompatível.


Ele apresenta alta proteção solar UVA e UVB, contra a luz visível e azul, não esfarela e promove uma incrível sensação de pele limpa, com toque seco e não oleoso, não formando filme branco. 


Possui Eco certificado COSMOS Natural com 99,9% dos ingredientes de origem natural, é hipoalergênico e possui eficácia comprovada.

 

Kit de Tratamento Antiacne

Não podemos deixar de recomendar o nosso Kit de Tratamento Antiacne, que é composto pela Máscara Facial de Argila Verde + Hidratante Facial Finalizador, compondo a nossa sugestão de rotina de skincare.


A Argila Verde possui ação secativa e atua removendo o excesso de oleosidade cutânea, purificando e secando as espinhas, com ação adstringente. O nanovetor da Melaleuca trata as inflamações causadas pela acne, deixando a pele mais equilibrada e saudável


Como você pode ver, cuidar da pele precisa ser uma ação em conjunto, com itens que combinam alta tecnologia, sem deixar de lado a sustentabilidade. Por isso, conte com as soluções da QUINTAL para proporcionar itens eficazes aos seus dilemas de pele, promovendo equilíbrio, saúde e bem-estar.


Agora que você já conhece nosso tratamento antiacne, sugerimos que você confira também toda a nossa linha de produtos para skincare.

Deixar um comentário

Todos os comentários são revisados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.