Bakuchiol, o “retinol” natural que chegou com tudo!

Bakuchiol, o “retinol” natural que chegou com tudo!

O Bakuchiol é um derivado natural do Retinol, porém não causa irritabilidade e assim, pode ser utilizado em peles sensíveis.


Para quem busca soluções para reduzir linhas de expressão e rugas, o Retinol é uma ótima opção. Mas se você sofre com dilemas de pele sensível, rosácea ou dermatite, ele acaba não sendo tão bom assim, pois causa sensibilização. Além disso, pessoas grávidas ou lactantes também não podem usar esse tipo de ativo. Mas nesse caso, como continuar ou iniciar um tratamento rejuvenescedor?

Bakuchiol retinol natural

 

O Bakuchiol é uma alternativa ao Retinol

É aí que entra o Bakuchiol. Também conhecido como Retinol-Like ou Phyto-Retinol, é um ativo vegetal e natural 100% puro, oriundo da Psoralea corylifolia. Esta é uma planta muito utilizada na medicina indiana e chinesa para o tratamento de feridas. Além disso, ela também tem poder de esfoliação e uniformização do tom de pele.


Entretanto, seu maior potencial está na redução de linhas de expressão e rugas pela redução da degradação do colágeno e produção de sebo. O Bakuchiol também estimula a atividade dos fibroblastos e queratinócitos.  


GLOSSÁRIO

Fibroblastos: São células do nosso corpo envolvidas no processo de cicatrização. Sua principal função é manter o tecido conjuntivo íntegro. Para isso, ela sintetiza os elementos necessários para isso, sendo alguns deles: o colágeno e elastina.


Queratinócitos: São células presentes na nossa epiderme sendo responsáveis pela produção de Queratina.


Mais artigos sobre rugas e linhas de expressão: 

  1. Como prevenir o envelhecimento precoce
  2. O uso de Colágeno Vegano em cosméticos
  3. Guia completo dos ácidos para cuidados de pele

O poder do Bakuchiol

Por estimular a atividade dos fibroblastos e queratinócitos, o Bakuchiol: 

  • Estimula atividade celular
  • Estimula produção de colágeno
  • Reduz linhas finas e rugas
  • Antioxidante
  • Diminui processos inflamatórios
  • Esfoliante
  • Pode ser utilizado durante o dia
  • Não causa irritação na pele

Bakuchiol x Retinol 

O Bakuchiol e o Retinol são moléculas diferentes. Afinal, um é derivado de uma planta (Psoralea corylifolia), enquanto o outro é oriundo da Vitamina A. 

Apesar da diferença molecular, é comprovado que ambos atuam em mecanismos celulares e genes-alvos semelhantes e no final o resultado é o mesmo: aumento da síntese de colágeno e, consequentemente, a redução das linhas de expressão e rugas.


Se você procura por um tratamento mais gentil, o Bakuchiol é a melhor opção. Em um estudo publicado no British Journal of Dermatology, os cientistas realizaram testes comparando a aplicação do Bakuchiol e Retinol nas mesmas concentrações (0,5%) em dois grupos de voluntários ao longo de 12 semanas.

Os dados obtidos desse estudo mostraram que o Bakuchiol reduziu as rugas e manchas de pele na mesma proporção que o Retinol. Entretanto, o primeiro causou muito menos descamação da pele e a sensação de ardor.


Assim, Bakuchiol é um tratamento de pele contra o envelhecimento muito mais gentil que o Retinol e por isso ele é indicado para peles sensíveis, sensibilizadas, com rosáceas ou dermatites. 

Deixar um comentário

Todos os comentários são revisados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.