O que é a Lignana encontrada em cosméticos?

O que é a Lignana encontrada em cosméticos?

Cada vez mais a indústria cosmética está investindo em Extratos e Ativos vegetais para suas formulações e um deles é a Lignana de Pinheiro. Inclusive este é um dos ingredientes de alguns produtos que utilizamos aqui na QUINTAL, mas hoje vim te contar um pouco mais sobre o uso da Lignana em cosméticos.


Ao olhar as árvores em passeios públicos, fragmentos florestais e jardins, você não imagina a quantidade de reações químicas e físicas que estão acontecendo por dentro. Desde reações físicas que fazem a água subir da raiz até os galhos, até liberação de hormônios e  compostos secundários que as protegem contra patógenos.  


O que é Lignana? 

A Lignana é um tipo de composto secundário vegetal. Mas o que isso quer dizer? Assim como nosso corpo produz hormônios, hemácias e novas células para manutenção da vida, as árvores também produzem o que elas precisam para sobreviver. 

Porém, no mundo vegetal o tipo de produção é um pouco diferente. As árvores produzem hormônios para crescimento de folhas, flores e frutos e até para amadurecimento e queda de folhas (legal né?). Esses hormônios são fundamentais para as árvores. Então, a gente chama eles de Compostos Primários. 

Agora aqueles compostos com atividades não fundamentais, mas que auxiliam na manutenção da vida da árvore de alguma forma são os Compostos Vegetais Secundários.

São exemplos de compostos secundários:

  • Compostos aromáticos
  • Terpenos: cores das flores e frutos
  • Proteção contra herbivoria e patógenos;
  • Proteção contra outras plantas ou microorganismos
  • Ceras e  Resinas

Qual o papel da Lignana nas plantas? 

Vimos agora os compostos vegetais possuem diversas funções e uma delas é a proteção contra herbivoria e patógenos. Ou seja, se algum inseto vem para se alimentar das folhas ou algum fungo, bactéria ou vírus infecta a planta, ela é capaz de se defender. 


Essa defesa pode ser feita de algumas formas:

  • Emitindo compostos voláteis que atraem os predadores naturais dos insetos herbívoros
  •  Emitindo compostos que interferem no ciclo de vida do predador
  • Ela pode se tornar tóxica para a espécie de inseto herbívora

Você também pode gostar: 

  1. Como prevenir o Envelhecimento Precoce
  2. O uso de colágeno vegano em cosméticos
  3. Vitamina E: conheça os benefícios para a pele
  4. Ácido poliglutâmico: um complemento ao Ácido Hialurônico

Lignana de Pinheiro em cosméticos

São diversas espécies vegetais que possuem essa capacidade de criar compostos secundários para se defender, e uma delas é o Pinheiro da Noruega (Picea abies). Sim, aquele bem famoso em filmes românticos de final de ano, pois é essa  espécie usada como árvore de Natal.

Assim como a Lignana tem capacidade de defender as plantas de microrganismos causadores de doenças, proteger contra mudanças de temperatura e estresse oxidativo, ela também possui uma função muito importante quando aplicada em cosméticos. 


A presença da Lignana de Pinheiro em cosméticos, além de proteger a pele contra microrganismos patógenos, também atuam como anti-radicais livres e antioxidantes, anti-inflamatórios e cicatrizantes. 


Lignana de Pinheiro nos produtos da QUINTAL


Alinhado ao poder da Argila Preta, Lipossoma de Rosa Mosqueta e ao Extrato de Orobanche rapum, a Lignana de Pinheiro presente no Kit de Tratamento Regenerador 2.0. Juntos, eles  diminuem irritações, protegem com ação antioxidante. Além disso, restauram e uniformizam o relevo cutâneo, devolvendo viço e maciez para a pele.

Deixar um comentário

Todos os comentários são revisados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.