Sardas no rosto? Saiba o que são e como cuidar da pele

Sardas no rosto? Saiba o que são e como cuidar da pele

Como a Vitamina C age na pele? Lendo Sardas no rosto? Saiba o que são e como cuidar da pele 3 minuto Próximo Entendendo as manchas de pele: melanose solar

As sardas estão bem populares nas redes sociais nos últimos tempos. Existem diversos vídeos publicados onde as pessoas fazem sardas com maquiagens ou pigmentos temporários. Verdadeiras ou não, as sardas são um verdadeiro charme! 

Mas para quem tem as sardas naturalmente, é preciso cuidar da pele e evitar o aumento das manchas. 


O que é a sarda?

As efélides, popularmente conhecidas como sarda, são pequenas manchas na pele (muito comuns no rosto, mas também ocorre no corpo - colo e braços) Elas são muito comuns em pessoas de pele clara e/ou predisposição genética.


Qual a causa das sardas? 

Em alguns casos, as sardas são apenas pré-disposição genética herdadas do pai ou da mãe, mas também existe o que chamamos de “sardas de sol”. Estas são as manchas que aparecem apenas após uma longe exposição aos raios solares. 

Se você não tem manchas no rosto, mas sempre que vai à praia ou piscina e toma bastante sol, observa que apareceu pequenas manchas, são as sardas de sol.

Em ambos os casos, o aparecimento delas é pelo excesso de melanina produzida na pele. Porém, a causa desta produção é diferente. No primeiro caso, são fatores genéticos que induzem a produção de melanina, no segundo são os raios solares.


Como cuidar de peles com sardas

Como dito anteriormente, as sardas podem ser causadas pelo sol. Mas mesmo quem tem predisposição genética às sardas, pode sofrer com os efeitos do sol, pois os raios solares aumentam a quantidade de manchas. Dessa forma, você já deve saber o que deve fazer né? Usar protetor solar. 

Este produto é um item fundamental para proteger e até mesmo reduzir a intensidade das manchas.


Entenda mais sobre manchas de pele


Caso você sinta necessidade em reduzir as manchas, você também pode utilizar produtos que uniformizem o tom da pele. Além, claro, de procedimentos estéticos como peelings ou lazer. Nestes últimos casos, é necessário fazer sob orientação de um dermatologista de confiança 


A argila branca é um excelente ativo na redução de manchas de pele. 


No geral, as sardas não necessitam de nenhum tratamento específico e uma rotina básica de skincare com limpeza, hidratação e proteção é o suficiente para ter uma pele boa e saudável. 

Deixar um comentário

Todos os comentários são revisados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.