Muito comum em pessoas brancas e com mais de 50 anos, as Melanoses Solares são aquelas pequenas manchas de cor castanho-claro que aparecem nas mãos, pescoço e colo. Elas são muito comuns nessas regiões, pois são partes do corpo que estão sempre expostas ao sol e muitas vezes são negligenciadas no uso de protetor.
Me diz a verdade, você lembra de passar protetor solar no pescoço, colo e mãos todos os dias?
Qual a diferença entre Melanose Solar e Sardas?
As melanoses solares são manchas que aparecem em pessoas mais velhas e seu surgimento se dá justamente pelo excesso de exposição ao sol.
Já as sardas, na maioria dos casos, são as condições genéticas que induzem o excesso de melanina e a pigmentação da pele. Porém, é preciso cuidar, pois o sol também podem escurecer as sardas.
Saiba mais sobre os tipos de manchas de pele
Protetor solar é a melhor prevenção para melanose solar
Sempre falamos aqui sobre como o uso de protetor solar é essencial na rotina de skincare, afinal ele:
- Previne de queimaduras solares;
- Reduz o envelhecimento precoce da pele;
- Previne o aparecimento de manchas.
Tenha um protetor solar na rotina de skincare para usar todos os dias. E o mais importante, aplique não só no rosto, mas também nas mãos, pescoço, colo e em partes do seu corpo que ficarão expostas ao longo do dia. Esta é uma forma de prevenir a melanose solar.
Em um estudo publicado por Scotti et. al, foram analisados cerca de 100 voluntários e se observou que 54% deles sequer relacionavam o aparecimento destas manchas com a falta do protetor solar e acreditavam ser algo natural da idade.
Tratamento para a melanose solar
A melhor opção é sempre a prevenção, mas caso você já possua melanose e deseja reduzir, é possível.
O tratamento para a melanose solar se dá através de tratamentos com ácidos, o famoso peeling químico, e também procedimentos como o lazer.
Para ambos os casos, é recomendado seguir as orientações de um profissional da área de dermatologia.