O melasma são manchas escuras que surgem pelo excesso de produção de melanina que se deposita na pele. Ela ocorre principalmente no rosto, mas também nos braços e pescoço e é um problema crônico.
Quais são as causas do melasma
Este é um um dilema de pele muito comum, principalmente em pessoas do sexo feminino em fase reprodutiva - entre 20 e 50 anos. Por ano, cerca de 150 mil pessoas são diagnosticadas.
Seu aparecimento pode ser decorrente de:
- Uso de anticoncepcionais;
- Predisposição genética;
- Desregulação hormonal;
- Gravidez;
- Uso de alguns medicamentos;
- Exposição frequente e/ou prolongada à luz ultravioleta, ou visível.
O melasma é mais comum em pessoas de pele negra, pois é um tipo de pele que naturalmente produz mais melanina. Dessa forma, tende a acumular mais em regiões específicas do rosto.
Como identificar um melasma
Existem algumas características do melasma que podem te ajudar a identificar. Porém, é importante que o diagnóstico final seja dado por um médico, beleza?
- Manchas escuras no rosto;
- Mancha com formato irregular;
- Não sente coceira, dor ou ardência.
Use este checklist abaixo apenas para verificar se algum item se encaixa e se faz sentido você procurar por um médico. Não use nenhum produtos ou medicamento forte sem receita!
Não identificou suas manchas como melasma? Veja o que pode ser.
Como reduzir o melasma do rosto?
Existem pessoas e pessoas. Algumas possuem melasma, mas não se incomodam e não sentem vontade de tratar este dilema. Porém, existem outras pessoas que ao perceber o melasma fica com a autoestima abalada e insegura.
Se você sente que está no segundo grupo, há opções de tratamento!
Assim como as sardas e melanoses, quem possui melasma também tem a necessidade de usar o protetor solar diariamente para reduzir os impactos causados pelos raios solares.
A redução do melasma também pode ser realizada através do uso de ácidos (ácido lático e ácido retinoico), cremes com ativos clareadores como a argila branca.
Caso queira resultados mais rápidos e potentes, você pode fazer procedimentos a lazer
Também há opções mais “drásticas” como os procedimentos a lazer