O poro dilatado é um dilema de pele bem comum que aparece principalmente na Zona T do rosto (testa, nariz e queixo). E, por vezes, não causa nenhum desconforto além do estético.
Convidamos a Dermatologista Dra. Ana Cecília Storino para explicar um pouco mais sobre os poros dilatados. Vamos lá?
O que são os poros?
Os poros são pequenos orifícios na pele por onde saem o suor, os pelos e também a secreção sebácea.
Os poros são essenciais para o funcionamento do nosso corpo.
Apesar de pequenos, possuem um papel fundamental, já que a transpiração ajuda a regular a temperatura do corpo, os pelos protegem o corpo dos fatores ambientais e a secreção sebácea ajuda a formar a barreira de proteção da pele. Então, uma pele sem nenhum poro é produto de um padrão de beleza distorcido pelos filtros das redes sociais.
E os poros dilatados?Até aqui já entendemos que os poros são os pequenos orifícios em nossa pele e que eles têm um papel fundamental no nosso corpo. Porém, em algumas pessoas, esses poros são bem evidentes. Este é o dilema “poros dilatados”. A Dra. Ana Cecília Storino explicou mais sobre eles.
“Os poros dilatados são mais comuns nas peles oleosas e mistas, principalmente na zona T. A dilatação dos poros têm influência genética e pioram quando há um aumento da produção de sebo, acúmulo de células mortas ou produtos na pele – como maquiagem e poluição.
Além disso, com a idade vamos perdendo colágeno e a elasticidade da pele, o que também contribui com o aumento dos poros.”
Como se prevenir dos poros dilatados?
O ideal é começar uma rotina de cuidados ainda na adolescência para evitar o problema. Assim, faça a limpeza usando sabonetes que regulam a oleosidade e enxágue com água fria.
Também é importante fazer o uso de demaquilantes para não deixar resíduos de maquiagem, esfoliação de 2 a 3 vezes por semana, hidratantes e protetores solares adequados ao seu tipo de pele.
Nestes casos, uma visita ao dermatologista antes de iniciar o uso dos produtos é interessante: ele pode indicar os melhores para cada pele e também ver a necessidade de tratamento para acne.
Quando escolhemos os produtos para pele oleosa é importante procuramos ingredientes que auxiliem com a redução da oleosidade,
- argila;
- chá-verde;
- melaleuca;
- ácido salicílico;
- niacinamida;
- hidratantes;
- protetores solares;
- maquiagem não comedogênicas.
Já tem poros dilatados? Veja como tratá-los
Quando já possuímos poros dilatados o problema também tem tratamento. Além do uso dos produtos citados acima, existem outros produtos que ajudam na redução dos poros, como:
- alfa-hidroxiácidos (AHAs)
- ácido glicólico,
- ácido hialurônico,
- ácido retinóico e seus derivados como o retinol
Aqui também cabe outros produtos que estimulem uma renovação da pele e a produção de colágeno. Nesse caso, é necessária uma avaliação dermatológica para saber se a pele tolera o uso desses produtos.
É importante também limpeza de pele regular com um profissional: ela remove os cravos que não é removido com a esfoliação e uso de sabonetes comuns.
Mais conteúdos sobre poros dilatados
- Argila Violeta: Confira tudo sobre seus benefícios para a pele
- Cuidados com a pele: orientações médicas para cada tipo
- Uso de ácidos na pele: mitos e verdades
Como disfarçar a aparência dos Poros Dilatados?
Para disfarçar a aparência dos poros dilatados, existem dois grandes aliados, são eles: os produtos com efeito primer e produtos tecnologia blur.
Em alguns casos, quando os poros são muito dilatados ou o paciente deseja um resultado mais rápido, o dermatologista pode indicar procedimentos dermatológicos, como peelings, luz pulsada e laser. Esses procedimentos estimulam a produção de colágeno e ajudam a regular a produção de sebo.
Em todos os casos, é sempre necessário buscar por opiniões profissionais da área de dermatologia para obter a melhor solução para seus dilemas de pele!