Uso de ácidos na pele: mitos e verdades

Uso de ácidos na pele: mitos e verdades

Diversos medos e pensamentos assombram quem nunca usou ácido ou já usou e teve alguns problemas. Além disso, também há diversos rumores e conversas sobre esses produtos. Porém, nem tudo o que é dito, é verdade e hoje nós viemos desmistificar algumas informações sobre os ácidos


É verdade que pessoas com peles sensíveis podem usar alguns ácidos!

Se você é uma pessoa que sofre com pele sensível, provavelmente já deve ter escutado histórias de que não pode usar ácido de jeito nenhum. Realmente, existem ácidos fortes mais fortes e com alto poder de penetração na derme que precisam ser evitados.

Ácidos como o Maltobiônico, Lático e Mandélico são mais gentis e por isso pode, sim, ser utilizado em peles sensíveis. Porém, seu uso sempre precisa ser indicado e orientado por uma dermatologista. 


É mito que ácido só serve para retirar manchas da pele!

Alguns grupos de ácidos servem, sim, para remoção de manchas, mas existem ácidos que atuam em outros dilemas de pele

  • Redução de linhas de expressão e rugas: Você pode usar ácidos como Maltobiônico, Retinoico, Glicólico e Hialurônico;
  • Hidratação: Ácido Maltobiônico, Glicólico, Hialurônico, Lático, Hibístico;
  • Aumento da elasticidade: Ácido Pirúvico, Maltobiônico, Hibístico;
  • Redução de sebo/oleosidade: Ácido Hibístico, Pirúvico, Salicílico

Saiba mais sobre os ácidos

  1. Ácido Poliglutâmico: um complemento ao Ácido Hialurônico
  2. Guia Completo dos ácidos para cuidados da pele
  3. Esfoliação Química e física: diferenças e qual escolher 

É verdade que não pode misturar ácidos!

Existem, sim, ácidos que são compatíveis e quando misturados podem potencializar o efeito do outro. Porém, você não quer (e não deve) arriscar misturar ácidos e causar danos para sua pele, não é mesmo? Dessa forma, não misture ácidos.

Caso você queira potencializar o tratamento de um dilema de pele com combinação de diferentes ácidos, busque por um profissional dermatologista e deixe que ele faça a seleção dos ácidos, concentrações e formas de uso deles. 


É mito que não precisa usar protetor solar enquanto estiver usando ácidos!

O uso do protetor solar é fundamental TODOS OS DIAS, mas quando você esta utilizando ácidos, ele é ainda mais necessário. Vou te explicar o porquê.


Conheça nosso Protetor Solar Mineral  FPS50+ que não forma filme branco


Ao fazer a descamação da pele, você acaba tirando uma camada protetora até que a nova se regenere. Desta forma, nesse período sua pele estará mais sensível tanto aos efeitos dos raios solares, quanto aos poluentes e por isso precisa de cuidados redobrados. 


Saiba mais sobre os tipos, benefícios e formas de usos de ácido


É verdade que você pode usar outros produtos com os ácidos!

Sim, você pode usar outros produtos e alguns deles são até essenciais que sejam utilizados. Por exemplo: sabonetes faciais, séruns hidratantes e protetor solar são fundamentais em uma rotina de quem usa ácidos.

O que você não pode fazer é misturar ácidos com outros ácidos, pois podem causar reações e até mesmo queimaduras e manchas na sua pele. Também não é recomendado que você use ácidos e esfoliantes físicos, pois ambos têm o papel de remover a camada superficial da pele e por isso podem causar lesões ou sensibilidade. 


Em todos os casos, é importante tomar cuidado com as informações que você recebe sobre ácidos e suas formas de uso. Sempre tire suas dúvidas com um profissional da área antes de tomar qualquer decisão, beleza?

Deixar um comentário

Todos os comentários são revisados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.