Hidratar a pele é um cuidado fundamental em nosso dia a dia. Mas, qual a sua importância e como acertar em cheio nessa prática? É o que te contamos aqui!
Toda pessoa que deseja adotar uma rotina de skincare, com certeza, já ouviu falar sobre a importância de hidratar a pele do rosto.
Afinal, manter a cútis hidratada é essencial para a saúde e a beleza da região, garantindo não somente uma aparência renovada, mas prevenindo uma série de problemas cutâneos.
E, nesta Semana de Autocuidado QUINTAL, te convidamos a explorar a importância da hidratação, além de identificar as características de uma pele ressecada e conferir dicas práticas para adotar cuidados específicos para o seu tipo de cútis. Quer saber mais? Vem com a gente e anote as recomendações a seguir!
A importância da hidratação da pele
Constantemente, estamos falando sobre como hidratar a pele adequadamente. Mas, vem cá: será que você sabe por que essa etapa do skincare é tão relevante?
Basicamente, 70% da nossa pele é composta por água e, com o passar do tempo, essa porcentagem vai diminuindo. Para ilustrar, em uma pessoa adulta, o índice é de 65%; enquanto nos idosos, o percentual chega aos 50%.
Já quando o corpo apresenta falta de hidratação, o indivíduo pode começar a sofrer com o envelhecimento precoce, uma vez que o organismo não consegue realizar a sua renovação celular normalmente; bem como a produção de colágeno.
E o resultado é um só: todo o corpo passa a sofrer com o ressecamento, desenvolvendo linhas finas e deixando em evidência aquelas que já existem.
As características de uma pele que precisa de hidratação
Identificar uma pele ressecada é o primeiro passo para começar a tratá-la da maneira correta, ajudando a repor — ou a manter — as moléculas de água no organismo. Já entre os principais sinais desse quadro, destacamos os seguintes:
- Textura: as peles ressecadas costumam apresentar um toque áspero, que vem acompanhado de descamação;
- Repuxamento: é a sensação de desconforto ou de leve aperto, principalmente após a limpeza de pele;
- Linhas de expressão: os traços finos vão se tornando mais visíveis por conta da baixa umidade;
- Irritação: quadros de vermelhidão são comuns em peles ressecadas, apresentando áreas mais secas e com rachaduras.
A hidratação ideal para cada tipo de pele
Você acredita que a hidratação é a mesma para todos os tipos de pele? Que nada! Cada cútis apresenta as suas características e, logo, necessidades específicas.
Assim, o ideal é conhecer a fundo a sua derme e, em paralelo, identificar os produtos e técnicas mais eficientes para incluir em uma rotina de cuidados completa. Espia só!
Hidratação para pele normal
A pele normal ou balanceada é aquela que possui poros pequenos, textura suave e boa circulação, sem apresentar manchas ou sensibilidade.
Para quem possui essas características, uma boa dica é recorrer aos hidratantes leves e equilibrados, como aqueles compostos por Ácido Hialurônico e Ácido Poliglutâmico, conhecidos por proporcionar um verdadeiro booster de hidratação.
E quer a boa notícia? O hidratante Aqua Babosa é ideal para essa finalidade. Uma vez em ação, o produto confere brilho, deixa a pele mais viçosa e promove um visual preenchido. Tudo isso, com fácil aplicação e excelente espalhabilidade.
Hidratação para pele oleosa
A pele oleosa é conhecida por contar com uma alta produção de sebo, além de poros aumentados, brilho em excesso e uma textura espessa. Fora isso, esse tipo de cútis está propenso a desenvolver cravos e as mais variadas formas de acne.
Não por menos, existem muitas pessoas que acreditam que a pele oleosa não deve ser hidratada. Grande engano!
Para controlar tais sintomas, a hidratação é essencial, ainda mais se você apostar em produtos formulados com ativos que consigam equilibrar esse problema. Na QUINTAL, o Sérum Facial Nano Melaleuca é o nosso favorito, especialmente porque reduz a oleosidade, auxilia no controle da acne e, de quebra, protege a microbiota da pele.
Hidratação para pele seca
A pele seca, como o nome já diz, é aquela que tem dificuldade em reter água, estando, muitas vezes, associada à baixa produção de lipídios. Por conta disso, esse tipo de cútis costuma apresentar uma certa rigidez, descamação, aspecto áspero e, em alguns casos, irritação acompanhada de vermelhidão e coceira.
Diante disso, a solução é recorrer aos produtos bem concentrados, capazes de renovar a pele e devolver a sua elasticidade, mas sem agredir ou descamar — exatamente como acontece com o Sérum Renovador AC- Hibístico. Vale experimentar!
Viu só? Não há dúvidas de que a hidratação da pele é essencial para promover mais saúde, beleza e, claro, bem-estar. Aproveite essas informações para acessar o site da QUINTAL e garantir o hidratante perfeito para você. Pode acreditar: os resultados serão incríveis!