Chegou a hora de falarmos sobre o Setembro Amarelo. Sim, este é um mês repleto de significado, inclusive para nós, da QUINTAL. Afinal, estamos falando de um período todo dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio.
Por aqui, estamos sempre falando de autocuidado e skincare. Mas afinal, o que esses temas têm a ver com saúde mental? Podemos dizer que muito! Até porque, quando a nossa pele segue saudável, sentimos mais bem-estar, influenciando positivamente a nossa mente.
Assim, nada mais justo do que se aprofundar em um papo superimportante, compreendendo mais a respeito do Setembro Amarelo e como elevar a sua autoestima por meio dos cuidados com a pele. Vamos lá?
A importância da autoestima para a saúde mental
Indo direto ao ponto: autoestima é a visão que temos de nós mesmos — e essa avaliação pode ser influenciada por uma série de fatores, como os nossos relacionamentos, experiências vividas e, inclusive, a nossa aparência.
Ou seja, quando nos sentimos bem com quem somos — e com a nossa imagem — conseguimos nos enxergar de um jeito melhor e, até mesmo, vislumbrar a existência com outros olhos. Já a baixa autoestima segue o caminho oposto, podendo nos causar sentimentos nada agradáveis, como a depressão e a inadequação.
Diante disso, o Setembro Amarelo vem com a proposta de nos alertar que a autoestima é uma questão de saúde pública — já que a aparência externa pode interferir em nosso bem-estar, tanto físico, quanto emocional.
Pele e autoestima: uma dupla que caminha junta
Quando cuidamos de nós, vamos além de seguir uma rotina de skincare; mas sim, demonstramos amor por quem somos.
Assim, podemos falar que o autocuidado envolve uma série de ações capazes de promover a saúde, refletindo não apenas em nosso visual, mas na maneira como nos sentimos.
Pare e pense: quando você reserva um tempo para cuidar da sua pele, também está se presenteando, proporcionando minutos de prazer e de relaxamento, capazes de acalmar a mente e o seu corpo.
A mente pode afetar a pele?
A resposta é: sim! Muitas pessoas não se dão conta, mas os pensamentos podem, sim, afetar o nosso visual, em especial a pele. Emoções, pensamentos e até o estresse excessivo conseguem impactar profundamente o físico, desenvolvendo problemas que, muitas vezes, tornam-se grandes incômodos.
Para ilustrar: quando a nossa mente está em desarmonia, o corpo começa a se manifestar de diferentes formas, apresentando acnes, urticárias, psoríase e até eczemas.
Fora isso, os quadros de estresse crônico interferem na capacidade de regeneração da pele, deixando toda a região vulnerável às infecções e, por vezes, atrasando o seu processo de cicatrização.
Dicas de autocuidado para a sua pele e mente
Que atire a primeira pedra quem nunca ignorou a rotina de skincare por conta da agenda agitada. Até porque, com o dia a dia contemporâneo, é comum deixarmos de reservar um tempo para cuidar de nós mesmos.
No entanto, tenha em mente que essas atitudes são essenciais, uma vez que levam muito mais tranquilidade e relaxamento para o cotidiano.
Estamos falando de hábitos simples, que podem ser perfeitamente integrados entre uma tarefa diária ou outra. Espia só alguns deles!
Hidrate-se
Segundo os especialistas, o ideal é ingerir, ao menos, 2 litros de água por dia - podendo variar entre sucos naturais, chás e água de coco.
Além disso, a hidratação externa, como aquela que fazemos com os dermocosméticos, não deve ficar de fora. Sempre que possível, escolha um hidratante que consiga suprir os dilemas da sua pele.
Desconecte-se
Garantir momentos off-line é outra atitude de autocuidado altamente interessante. O motivo? Quando estamos em constante contato com as telas e compromissos digitais, dificilmente conseguimos reduzir o estresse e a ansiedade, gerando inquietações mentais.
O segredo é diminuir o seu tempo on-line, preferindo viver momentos reais ao lado de seus amigos, familiares ou em sua própria companhia. Você ainda pode aproveitar para meditar, assistir a um filme ou qualquer outra atividade prazerosa.
Cuide da sua pele
Estabelecer uma rotina de skincare é fundamental para deixar os seus dias mais completos. Para não errar, crie um cronograma simples e eficiente, composto por limpeza, tonificação, hidratação e proteção. Com essa constância, será possível conquistar resultados visíveis, fazendo com que você se sinta bem mais confiante. Experimente!
Procure apoio
Está passando por um momento difícil? Não pense duas vezes e procure ajuda. Conversar com um profissional é imprescindível para manter a sua saúde mental estável.
Você ainda pode ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo telefone 188. O serviço é gratuito e funciona todos os dias, 24 horas.
O Setembro Amarelo é um período de reflexão e a QUINTAL está aqui para apoiar essa causa, fortalecendo a autoestima de toda a nossa comunidade.
Se gostou do post, compartilhe o link nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a se aprofundarem no assunto. Até mais!