Você é daquela que ama fazer máscara de argila na sua rotina de skincare? Por ser um ativo natural e de fácil aplicação, nos últimos anos elas têm se tornado a etapa preferida de várias pessoas. Não só por isso, mas também porque diferentes argilas possuem diferentes ações na pele. O que poucos conhecem (e aplicam) é o uso de várias argilas simultaneamente, por não saberem como fazer multimasking.
No geral, as argilas são eficientes no tratamento dos seguintes dilemas de pele:
- Acne: argila verde
- Poros Dilatados: argila violeta
- Manchas e melasmas: argila branca
- Linhas de expressão e rugas: argila vermelha
- Peles Sensíveis: argila rosa
- Peles estressadas: argila preta
O que é o multimasking?
O multimasking é o uso de duas ou mais máscaras de tratamento ao mesmo tempo (não necessariamente de argila, mas aqui iremos nos restringir a elas) para reduzir vários dilemas de pele em regiões específicas do rosto.
Não existe uma regra ou padrão de aplicação, o mais importante é que você aplique o tratamento no dilema correspondente e evite produtos que possam reagir entre si, por exemplo, ácidos.
O mais legal do multimasking é que você economiza tempo e produto. Afinal, são vários dilemas atendidos de uma vez e aplicados em quantidade localizada onde precisa fazer efeito.
Como fazer o multimasking?
O primeiro passo é entender quais dilemas você quer reduzir e escolher suas máscaras de argila para aplicar. Aqui vão alguns exemplos.
Acne, poros dilatados e linhas de expressão
Passe a máscara de argila verde onde existe acne (queixo e nariz), a máscara de argila lilás onde há poros dilatados (bochecha e nariz) e a máscara de argila vermelha onde há linhas de expressão (testa, bigode de chinês e canto dos olhos).
Poros dilatados e manchas de pele
Passe a máscara de argila violeta onde há poros dilatados (bochecha e nariz), e a máscara de argila branca onde há manchas (testa e queixo).
Pele oleosa + Pele seca
Geralmente quando estes dois dilemas se misturam são nas peles mistas. Nesse caso você pode aplicar a máscara de argila violeta na área de maior oleosidade, geralmente na zona T (nariz, queixo e testa). Nas regiões onde sua pele é mais seca aplique a máscara de argila preta que possui ótimos ativos hidratantes!
O ideal é não misturar as máscaras no multimasking!
Se por acaso, em uma mesma região do rosto, você tenha mais de um dilema no mesmo lugar, por exemplo, manchas e poros dilatados, é importante você escolher um só para aplicar a máscara. Você também pode ir revezando entre as máscaras ou optar pelo dilema que mais te incomoda.