São inúmeros os efeitos da poluição na pele, como o surgimento de manchas e o envelhecimento precoce. Entenda mais sobre o assunto e descubra como se prevenir.
Frequentemente, estamos aqui falando sobre os danos causados pelos raios solares na face. Entretanto, se você deseja manter o seu visual sempre bonito e saudável, é preciso atentar a outros fatores que podem interferir nesse processo. O principal deles no momento? O efeito da poluição na pele.
Atualmente, o Brasil sofre com um clima altamente seco, temperaturas elevadas e uma qualidade do ar considerada insalubre em muitas regiões — fato que acaba deixando a nossa cútis suscetível aos problemas causados pelos temidos radicais livres.
Mas afinal, quais são essas consequências e como se proteger nesse cenário? É exatamente sobre isso que falamos hoje. Para entender o que provoca esse estresse oxidativo, continue acompanhando o post e atualize-se já. Boa leitura!
Os efeitos da poluição na pele: quais são eles?
Diferentemente dos danos causados pela radiação solar, os efeitos da poluição na pele são silenciosos. Ou seja, aqui, você não identificará alergias, queimaduras ou, em alguns casos, até a acne causada pela exposição ao sol.
Uma vez em ação, a poluição é responsável por ativar uma série de processos inflamatórios, capazes de intensificar os sinais do envelhecimento de forma gradual. Quais são eles? A falta de firmeza, a presença das rugas e linhas de expressão e as manchas.
Porém, não acaba por aí. Quando estamos presentes em um local com alta concentração de poluentes, há grandes chances de a nossa cútis ter os seus poros obstruídos — fato que favorece o desenvolvimento dos cravos e espinhas.
A longo prazo
"E a longo prazo, qual o efeito da poluição na pele?" — esta é uma pergunta comum entre aqueles que se preocupam com a sua saúde e bem-estar. Nesse caso, o contato frequente da derme com a impureza do ar acaba gerando um visual de aspecto cansado e um tanto envelhecido.
Por essas e outras, a rotina de skincare é tão importante, bem como alguns cuidados ao longo dos dias que podem nos ajudar a reduzir os radicais livres produzidos pelos agentes maléficos.
Como se proteger dos efeitos da poluição na pele?
Felizmente, existem alguns hábitos que podemos adotar para minimizar os efeitos da poluição na pele. Esse é o caso da limpeza facial diária. Na maioria das vezes, basta utilizar um bom sabonete ou gel, que se adapte ao seu tipo de pele, como a fórmula Aqua da QUINTAL.
Assim, já será possível remover boa parte das partículas de poluição. Lembre-se ainda de usar esse tipo de produto de manhã, para remover o excesso de sebo; e à noite, para eliminar qualquer vestígio de sujeira acumulado ao longo do dia.
Soluções poderosas
Para uma rotina de skincare completa e capaz de combater os efeitos da poluição na pele, é preciso contar com fórmulas capazes de proteger a região, ao mesmo tempo em que combatem a presença dos radicais livres.
Nessa lista, o Sérum Facial Sangue de Dragão é fundamental. Indicada para todos os tipos de pele, a opção consegue uniformizar o tom da região, atuando com efeito suavizador.
Além disso, a sua composição possui atividade pro-aging contra o envelhecimento; ao mesmo tempo em que fortalece a barreira cutânea, regenera e estimula a defesa antioxidante da região. Não é demais?
Proteção solar sempre
E para finalizar, temos a proteção solar. Extremamente importante para reduzir os efeitos da poluição na pele, essa etapa protege a região da radiação UV, além de minimizar os danos causados pelos agentes ambientais nocivos, sendo os poluentes os principais deles.
A fórmula da QUINTAL, por exemplo, não somente conta com FPS50 como também é resistente à água e traz uma fórmula não comedogênica. Em outras palavras, é a alternativa ideal para te ajudar a driblar os problemas da poluição com praticidade e alta eficiência.
Viu só? Com alguns cuidados básicos, é possível se prevenir contra os efeitos da poluição na pele, principalmente naqueles momentos de temperaturas elevadas e baixa qualidade do ar.