Quando falamos sobre beleza e autocuidado, algumas pessoas pensam imediatamente em cuidados com o rosto, corpo e cabelo. E de fato é, mas entre eles, também há uma parte do corpo que precisa de cuidados específicos e muitas vezes passa despercebido. Por isso eu te pergunto: você tem uma rotina específica de cuidados labiais?
Pensando em você que faz skincare com frequência (ou não), mas sofre com os lábios ressecados e rachaduras, criamos esse Mini Guia para cuidados labiais. Nosso objetivo com este Guia é te orientar em como realizar os cuidados ideais e incluir esses cuidados como parte da sua rotina de skincare.
Esteja sempre com um hidratante labial em mãos
A Hidratação é fundamental para manter os lábios bem corados, saudáveis e sem aquelas “pelinhas” que ficam puxando e causando lesões. Para fazer a hidratação labial, você pode optar por manteigas de cacau, batons hidratantes, séruns ou até mesmo hidragloss, um procedimento estético não invasivo que vem ganhando espaço no coração das brasileiras.
O lábio pode ser hidratado várias vezes ao longo do dia. O produto escolhido pode ser reaplicado 2 ou 3x no dia, ou sempre que você achar necessário.
Faça esfoliação regularmente
A esfoliação é uma etapa muito importante, mas pouco comentada quando o assunto é cuidado labial. Assim como nosso rosto acumula células mortas que precisam ser removidas, nossos lábios também. Muitas dessas células mortas são aquelas que levantam “pelinhas”.
Assim, a esfoliação labial é uma forma de remover as pelinhas secas e estimular a renovação celular. Mas para isso é necessário utilizar de esfoliantes específicos para os lábios. O ideal é aplicar o esfoliante labial 1 ou 2x por semana.
Não puxe as “peles” soltas
Nós sabemos que muitas vezes, ao sentir aquela “pelinha” solta no lábio, é inevitável puxar com os dentes ou os dedos. Mas isso pode causar pequenos ferimentos e sangramentos no seu lábio e, muitas vezes, até desenvolver aftas e inflamações mais graves.
A melhor forma de retirar essas pelinhas é por meio da hidratação e esfoliação. Então, caso sinta uma “pelinha” soltando nos seus lábios, passe um hidratante labial potente e quando tiver tempo, faça a esfoliação.
Beba bastante água
Muitas vezes o termo “hidratação” é relacionado com a ação de passar cremes ou séruns que irão deixar a pele macia. E sim, vão! Mas o termo hidratação significa “adicionar ou manter a água nos tecidos”.
Desta forma, a hidratação pode ser tópica, com a aplicação de hidratantes a área desejada, mas, ela deve principalmente ser, de dentro para fora. Sim! Vá beber um copão de água agora mesmo!
Além de todos os benefícios que a água traz, um deles é manter a pele bem hidratada de dentro para fora. E o reflexo de uma pessoa hidratada aparece também nos lábios. Assim, eles irão descamar com menos frequência e estarão mais corados e saudáveis.
Estes conteúdos também podem te interessar:
5 passos de skincare para peles oleosas
O uso do ácido pirúvico no skincare
Esfoliação química e física: diferenças e qual escolher
Tenha uma boa alimentação
Ter refeições saudáveis e com alimentos naturais é sempre uma boa opção quando o assunto é manter a saúde em dia e cuidar de si. Pode parecer que não, mas uma boa alimentação fortalece o seu sistema imunológico e reduz a chance do aparecimento de lesões nos lábios, como aftas ou herpes.
Assim, alimente-se bem. Não só pela saúde dos lábios, mas também pela sua saúde de forma geral. Você verá como uma alimentação rica em frutas e vegetais irá melhorar sua qualidade de vida, sua saúde e também os seus dilemas de pele.
Cuidar dos lábios, do rosto ou do corpo é uma ação que vai além de passar cremes. O autocuidado é cuidar de si em tudo o que você é: saúde física e mental, alimentação, estar próximo de pessoas certas e viver momentos de alegria.
Aqui, nosso Mini Guia de cuidados labiais é apenas uma pequena fração de tudo o que você pode fazer por si.
Aproveite seu skincare labial e conte sempre conosco! :)