O uso do Ácido Pirúvico no skincare

O uso do Ácido Pirúvico no skincare

Os ácidos em geral são opções rápidas e eficientes no tratamento de diversos dilemas de pele. Muito populares no quesito redução de manchas, também possuem diversas opções em tratamento de linhas de expressão, rugas e acnes. Entre todas as opções, o ácido pirúvico se destaca em uma rotina de skincare.


O que é Ácido Pirúvico

O Ácido Pirúvico é um composto intermediário do metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos que ocorrem naturalmente no nosso organismo. 

Estudos mostram que o Ácido Pirúvico possui efeitos importantes na: 

  1. Descamação da pele;
  2. Ação antimicrobiana;
  3. Ação antiseborreica;
  4. Produção de fibras de colágeno.

Ácido Pirúvico no efeito pró-age

Na pele, o ácido pirúvico se transforma em ácido lático e é rapidamente absorvido até camadas profundas da pele. Sua absorção estimula a produção de fibras de colágeno e elastina. 

Em um estudo realizado por Ana Carolina J. Ferolla, na USP, indicou que o uso do ácido pirúvico em concentrações de 80% se mostrou eficiente no tratamento clínico de fotoenvelhecimento (77,3%) e na queratose actinica (72,7%).


Ácido Pirúvico no tratamento antiacne

O uso do Ácido pirúvico associado à outros produtos mostra grandes resultados no tratamento de peles acneicas. Essa melhora ocorre pois, além da redução da produção de sebo, o ativo também reduz a espessura do estrato córneo.


Quer saber mais sobre ácidos?



O uso do Ácido Pirúvico

Em diferentes concentrações e formatos, o ácido pirúvico pode ter diferentes objetivos e efeitos. Mas em todos os casos, é preciso cuidado na hora de utilizar.

  • Peeling: realizado em concentrações superiores a 10%, podendo chegar a 60%. O peeling só pode ser realizado sob supervisão médica e em clínicas especialidades
  • Creme tópico: possui concentrações menores, em torno de 5%, e pode ser aplicado em casa, mas é importante ser feito sob orientação médica. 
  • Séruns: possui concentrações variadas e uma textura mais líquida. Também é importante ter orientação médica para o uso. 

É importante saber que independente do tipo de ácido que você escolha usar, é preciso também fortalecer a proteção solar e caprichar na limpeza de pele no dia seguinte após o uso. Também não se esqueça de ler as recomendações, pois alguns ácidos são de uso exclusivamente noturno.

Deixar um comentário

Todos os comentários são revisados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.