Não é de hoje que as plantas são ótimas aliadas na saúde e desenvolvimento humano. Quando falamos em meio ambiente, as plantas refrescam os espaços, evitam erosões, produzem oxigênio e são fontes de abrigo para animais e também fonte de alimento.
Na alimentação, elas também trazem inúmeros benefícios como vitaminas, fibras, redução de colesterol, ações antioxidantes e cicatrizantes.
E todos esses benefícios oriundos das plantas também são visíveis quando utilizadas em ativos de dermocosméticos. Desde cicatrização, proteção da barreira cutânea, hidratação, ação antioxidante e até estímulo à produção de colágeno, as plantas têm um poder incrível no cuidado e proteção da pele. Quando combinadas corretamente, elas formam um verdadeiro Escudo Botânico.
Entre as inúmeras plantas utilizadas na composição de dermocosméticos, temos três queridinhas que juntas são mega poderosas: a Ora-pro-nóbis, o Mandacaru e a Echinacea. Agora vamos falar de cada uma delas e o poder que elas têm:
Ora-pro-nóbis
Tenho certeza que você já viu a Ora-pro-nóbis por aí! Além de fazer parte do grupo de Plantas Alimentícias Não Convencionais, seus extratos são ingredientes importantes para dermocosméticos e medicamentos.
Rica em aminoácidos essenciais, ela tem um incrível poder de hidratação e cicatrização.
Mandacaru
Muito comum na região nordestina, o Mandacaru é uma Cactacea adaptada às condições do semiárido. Graças às suas propriedades ele tem um combo de ativos que cuidam da pele. O Extrato de Mandacaru em cosméticos tem:
- Ação refrescante;
- Calmante;
- Umectante;
- Condicionante;
- Antisséptica;
- Anti-inflamatória, antifúngica e antioxidante.
Echinacea
Com o nome popular de Flor do Cone, é uma planta rica em ácidos fenólicos. Assim, possui um papel muito importante na defesa do organismo, com propriedades regenerativas, hidratantes. Auxiliando na barreira de proteção cutânea.
- Aumenta as defesas naturais da pele;
- Acalma a pele sensível;
- Melhora a ação antioxidante;
- Traz conforto à pele madura;
- Refina a textura da pele.